21°C
Clear sky

Governo Federal já fez a entrega de mil ônibus escolares em 2022

Viabilizar o acesso às escolas a quem mais precisa é uma das formas de incentivo à educação executadas pelo Governo Federal. Para garantir essa prerrogativa a estudantes que residam em áreas remotas, o Governo conta com o Programa Caminhos da Escola. O Programa tem como objetivo renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares das redes de educação básica pública de municípios, estados e do Distrito Federal.

O Caminhos da Escola, que completou 15 anos em março, oferece ônibus, lanchas e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego dos alunos que moram em áreas rurais e ribeirinhas e estejam matriculados na rede pública de ensino ao redor do Brasil, priorizando a qualidade, conforto e segurança do transporte.

Para isso, só em 2022, o Governo Federal já fez a entrega de mais de mil ônibus para os entes federativos. Deste total, 413 foram entregues só no mês de março.

De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 2021 houve um repasse de R$ 479.1 milhões para aquisição dos veículos por meio do fundo. Ainda de acordo com o FNDE, de 2019 a 2021 foram entregues cerca de 7.934 ônibus para o ensino público.

De 2008 a 2021 foram repassados pela União aos entes federados um montante de R$ 8,2 bilhões, viabilizando a aquisição de 39.828 ônibus escolares.

Como acessar?

Existem três formas para entes federativos adquirirem veículos do Caminhos da Escola: assistência financeira do FNDE no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR); recursos próprios; e linha de crédito oferecida por instituições financeiras.

No âmbito do PAR, para que os municípios acessem o programa é importante que o plano de ações seja elaborado a partir do diagnóstico da sua situação educacional. Para isso, é necessário que o prefeito do município ou um dirigente municipal de educação (DME) tenha acesso ao Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Caso não tenha, é possível solicitar cadastro através do site: simec.mec.gov.br.

O próximo passo é preencher os formulários e documentos disponibilizados e enviar no Simec, módulo PAR.

Para mais informações sobre os documentos necessários para solicitações e inserção no Simec

Plano de Ações Articuladas

O PAR é uma ferramenta de diagnóstico e planejamento iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Seu objetivo é a construção de um sistema nacional de ensino. Para isso, ele trabalha a fim de desenvolver ações que melhorem as condições escolares, contribuindo para o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de suas redes públicas de ensino.

Saiba mais sobre o PAR

Veja se o seu estado ou município foi contemplado pelo programa Caminhos da Escola nos últimos anos aqui

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp