17°C
Clear sky

Governo Federal lança “Cartilha RedeTrilhas”

O Governo Federal, por meio dos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, bem como o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), lançaram a Cartilha RedeTrilhas que apresenta, de forma objetiva, orientações para adesão à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas). A iniciativa, que já conta com 6 trilhas de longo curso no país distribuídas em quase dois mil quilômetros, apoia a construção e o desenvolvimento de roteiros integrados que fortaleçam a conservação da biodiversidade e a conexão entre as mais diversas paisagens do Brasil.

Acesse a cartilha AQUI

O lançamento ocorreu durante o 1º Congresso Brasileiro de Trilhas, realizado em Goiânia (GO) e encerrado no domingo (29/05). Ao longo de cinco dias, o evento reuniu cerca de 680 participantes presencialmente, além daqueles que acompanharam as discussões de forma online.

O Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, aproveitou o evento para prestar atendimento ao público sobre o processo de adesão à RedeTrilhas, que já conta com a participação das Trilhas Transcarioca (RJ), Caminho de Cora Coralina (GO), Sucupira (DF), Caminhos da Serra do Mar (RJ), Transmantiqueira (MG/SP/RJ) e dos Canyons (RS).

O 1º Congresso Brasileiro de Trilhas deu origem a “Carta dos Goyazes”, documento assinado pelos participantes que demanda ao governo federal ações que envolvem, por exemplo, a instituição de uma instância permanente de governança da RedeTrilhas, integrando as três esferas federativas, a sociedade civil organizada, as universidades e a iniciativa privada. Em resposta, a primeira reunião de governança convocada pelo Ministério do Meio Ambiente deve acontecer ainda nesta semana.

Também para o fortalecimento da RedeTrilhas no país, o Ministério do Turismo, em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), elabora um manual com orientações para apoiar a criação, estruturação e promoção de Trilhas de Longo Curso no Brasil. A iniciativa foi, inclusive, tema de uma oficina realizada no âmbito do 1º Congresso Brasileiro de Trilhas de Longo Curso. 

ECOTURISMO

Evidenciando o crescimento do ecoturismo no país, as 145 unidades de conservação federais, administradas pelo ICMBio, contabilizaram 16,7 milhões de visitas em 2021. O número é o maior registrado em pelo menos cinco anos, superando o cenário pré-pandemia de Covid-19 – em 2017, quando foram registradas 10,7 milhões de visitantes. 

QUALIFICAÇÃO 

Apenas em 2022, o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, através de parcerias com instituições de ensino de todo o Brasil, ofertou 1.275 vagas em cursos de capacitação para guias de turismo em atrativos naturais. Atualmente, 400 delas estão abertas com inscrições até o dia 10 de junho para profissionais que atuam nas regiões Norte e Centro-Oeste do país. 

Com informações do Ministério do Turismo.

Saiba mais:

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp