24°C
Few clouds

Governo Federal lança livros com estratégias de alfabetização baseadas na ciência

O Ministério da Educação (MEC) lançou duas publicações voltadas a professores da alfabetização: o Livro do Professor Alfabetizador e o Livro de Atividades. As duas obras reúnem, respectivamente, conteúdos do curso Práticas de Alfabetização e atividades complementares contidas no Sistema On-Line de Recursos para Alfabetização (Sora).

O curso Práticas de Alfabetização faz parte do Tempo de Aprender, programa estratégico na operacionalização da Política Nacional de Alfabetização. Já o Sora consiste em um repositório de estratégias, atividades, avaliações e recursos pedagógicos para o planejamento de aula.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, assina a nota de apresentação dos livros, os quais, segundo ele, compõem um “material articulado de qualidade, baseado em evidências científicas e em práticas exitosas de alfabetização”. “Mais uma vez, reafirmamos o compromisso deste Governo com os primeiros anos escolares, na dedicação de oferecermos o melhor, especialmente, aos professores alfabetizadores brasileiros”, acrescenta o ministro.

Os dois livros lançados pelo MEC (assim como o Sora e o curso Práticas de Alfabetização) são frutos de uma parceria com o Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTIME), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os conteúdos inspiram-se em recursos pedagógicos elaborados pelo Florida Center for Reading Research (FCRR), centro interdisciplinar de pesquisa ligado à Florida State University.

Confira aqui o Livro de Atividades.

Com informações do Ministério da Educação

 

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp