26°C
Overcast clouds

Governo Federal, por meio do MME, promove webinar sobre ferramentas de desempenho ambiental na construção civil

O Ministério de Minas e Energia (MME), em cooperação com a União Europeia (UE), por meio do programa Strategic Partnerships for the Implementation of the Paris Agreement (SPIPA), promoverá no dia 9 de setembro, às 10h, o webinar “Intercâmbio UE-Brasil: Experiência internacional sobre políticas e ferramentas de avaliação de desempenho ambiental para o setor da construção civil”.

O evento trará exemplos de políticas públicas e iniciativas de mercado relacionadas ao uso de ferramentas de avaliação de desempenho ambiental e como elas têm sido aplicadas para o cumprimento das metas do Acordo de Paris. Será apresentada a ferramenta brasileira que está sendo desenvolvida, o Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção (Sidac).

No webinar, estarão reunidos especialistas e partes interessadas da UE para compartilhar experiências, iniciativas e ferramentas de instituições europeias que abordam questões relacionadas ao tema de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) aplicada ao setor da construção.

A nível setorial e mundial, o setor da construção civil representa uma participação bastante significativa, em torno de 40% quando as emissões de CO2, operação e construção das edificações são consideradas. No Brasil, as edificações (residenciais, comerciais e públicas) consomem cerca de 43% de toda a energia elétrica ofertada. Somado a isso, sabe-se que existe no país um grande déficit habitacional, chegando a quase 6 milhões de domicílios, que precisarão ser construídos nos próximos anos. Nessa ótica, é urgente a necessidade de diminuir o consumo de energia e as emissões de GEE (gases de efeito estufa), em especial o CO2, no setor da construção civil. A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma metodologia, cientificamente validada, para mensurar os potenciais impactos ambientais associados a todos os estágios do ciclo de vida de um produto, processo ou serviço, e tem sido frequentemente empregada para a avaliação de produtos da construção civil.

O evento será organizado pela Buildings Performance Institute Europe (BPIE) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) no Brasil. Entre as instituições participantes estão a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), The Dutch National Environmental Database (DNED), European Cement Association (CEMBUREAU) (TBC) e o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), além do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).

Acesse aqui para realizar sua inscrição

Acesse aqui a agenda completa do evento

Com informações do Ministério de Minas e Energia

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp