19°C
Clear sky

Governo lança Casa da Juventude para incentivar qualificação e empreendedorismo

O Governador João Doria lançou nesta terça-feira (4) o projeto Casa da Juventude, que vai oferecer espaços multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional. Os equipamentos terão ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil. O Governo do Estado vai investir R$ 20 milhões na criação de espaços em municípios de pequeno porte em diversas regiões.

“Estamos assinando hoje R$ 20 milhões de investimentos para as Casas da Juventude que serão implantadas a partir de agora em todo o estado de São Paulo. Um centro de difusão cultural, mas também de formação profissional para que os jovens tenham ali um coworkig place para o aprendizado e o aperfeiçoamento. É São Paulo trabalhando pelos jovens, pela juventude e pela transformação”, destacou Doria.

O projeto será gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional e contará com a participação das Secretarias de Desenvolvimento Econômico; Cultura e Economia Criativa; e Habitação, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). A Secretaria de Desenvolvimento Regional vai fazer a articulação com as Prefeituras e formalizar convênios para criação dos espaços.

As cidades interessadas devem, obrigatoriamente, contar com um Conselho Municipal de Juventude e ter população menor que 150 mil habitantes. As Prefeituras vão indicar terrenos e ficarão responsáveis pela aquisição de móveis e demais equipamentos. O Estado vai financiar prédios com área construída de 240m², em estrutura metálica e alvenaria. O prazo médio para a entrega de cada unidade é de oito meses.

“Anunciamos hoje os acertos do Governo, fruto de decisões difíceis que tomamos desde o primeiro dia da gestão. Alcançamos o equilíbrio nas contas, o que nos deixa em situação confortável para celebrar o futuro. A Casa da Juventude reflete o espírito deste Governo, que é o da inovação, do emprego, de olhar para os jovens”, afirmou o Vice-governador Rodrigo Garcia.

Mais oportunidades

O projeto vai ajudar jovens na busca por oportunidades de emprego e renda com ações voltadas para a qualificação profissional, economia criativa, empreendedorismo e convivência. Além de de cursos, a Casa da Juventude incentivará o coworking com área projetada especificamente para o trabalho colaborativo, garantindo que os jovens possam desenvolver projetos empresariais em diversos setores.

“O coworking é uma iniciativa nova e um espaço com a estrutura necessária para que empresas e profissionais independentes e, principalmente, jovens em início de carreira possam trabalhar a inovação, a criatividade, a troca de experiências e fortalecer contatos. Os jovens são empreendedores por natureza. A Casa da Juventude será o escritório do jovem no estado de São Paulo”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi.

Para a qualificação profissional, o Estado vai oferecer as modalidades Expresso e Estágio do Novotec, com cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos, além de um ambiente para desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis e startups. As Casas da Juventude também serão unidades acadêmicas e operacionais para atividades presenciais de cursos oferecidos pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

A Casa da Juventude também vai apresentar aos participantes um conjunto de negócios baseados em capital cultural e criatividade empreendedora. O objetivo é oferecer formação em economia criativa e práticas de transformação digital, além de oferecer cursos com metodologia apropriada para o ensino de robótica, tecnologias da informação e tecnologias aplicadas a design, animação e games, entre outros.

Números

Levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Regional aponta que há cerca de 10 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos no estado de São Paulo, ou 22% da população. No Brasil, a população jovem é de 48, o equivalente a 28% da população.

De acordo com a pasta, existem ao menos 59 municípios com Conselho Municipal da Juventude instituído ou em processo de criação em todo o estado. A expectativa é de que o projeto Casa da Juventude incentive os municípios e incentive a criação de novos conselhos.

O post Governo lança Casa da Juventude para incentivar qualificação e empreendedorismo apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp