15°C
Clear sky

Henrique César pleiteia que Iporá seja reconhecida como a capital nacional do muladeiro

O deputado Henrique César (PSC) encaminhou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto nº 10199/22, no qual propõe instituir o município de Iporá como a Capital Nacional do Muladeiro. A proposição está na Diretoria Parlamentar em tramitação regular para encaminhamento à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Segundo o parlamentar, o maior encontro de mulas do mundo se concentra na cidade de Iporá, no Oeste goiano. O legislador anota em justificativa que a tradição tem reconhecimento nacional, sendo uma festa famosa que reúne milhares de pessoas anualmente. “Inclusive, esta Casa, no ano de 2015, aprovou o projeto de lei que institui o Dia Nacional do Muladeiro – Lei nº 18.761, de 7 de janeiro de 2015”, ressalta. 
O texto destaca, ainda, que o encontro é realizado no Parque de Exposição Agropecuário e movimenta cerca de 15 milhões de reais para o município e região, recebendo comitivas de diversos locais para a festa, que oferece atrações culturais como comidas típicas, concursos, leilões, exposição de animais e provas de marcha, laço, apartação e rédea, trazendo também artistas e exposição de muares, que valoriza o turismo e economia da região.
“Os muladeiros realizam o maior desfile de muares do Brasil, pelas ruas da cidade, com mais de 4 mil muladeiros, de maneira saudável, que valoriza os animais. E a população participa na escolha dos mais bonitos, trazendo alegria, diversão, para as mais diversas esferas, além de valorizar a cultura goiana”, afirma César.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp