25°C
Clear sky

Hospital da Mulher celebra Semana Mundial do Aleitamento Materno

O leite materno é um dos melhores investimentos para salvar vidas! Ele contém todos os nutrientes que um recém-nascido precisa para se desenvolver, além dos anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças. 

Diante desse fato, foi instituída a campanha Agosto Dourado, no intuito de incentivar o aleitamento materno. Logo no início do mês, de 1º ao dia 7, temos a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), e o tema deste ano é “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”.

Para celebrar essa semana, o Hospital Estadual da Mulher (Hemu) promoveu nesta quinta-feira, 4, o Cine Materna para gestantes internadas na unidade. Na oportunidade, foram exibidos vídeos sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e outro a respeito da amamentação. 

A ação contou com uma roda de conversa, liderada pela coordenadora do Banco de Leite Humano, Renata Leles, e também com um momento de tirar dúvidas com a equipe de multiprofissionais do hospital. As participantes receberam brindes.

Renata destacou a importância das pacientes estarem em uma unidade de saúde que é credenciada como Amigo da Criança. O Hemu é referência no Estado e dispõe de uma equipe preparada para ajudar as mães que necessitam de ajuda, com orientações, incentivo, estímulo e apoio ao aleitamento. O aleitamento materno aumenta o vínculo entre a mãe e o bebê.

Doação de leite

A unidade é abastecida com doações de mães com excedente de leite, que realizam a doação armazenando o produto em casa. Para coletar o material, o BLH conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, que disponibiliza veículos e profissionais de apoio.

Os profissionais vão até as residências das doadoras e, além de coletar o leite, fazem um trabalho de orientação às mães. Após ser coletado, o leite é analisado e pasteurizado para que fique em condições sanitárias para o consumo. O leite é então congelado, podendo ficar armazenado por seis meses.

O BLH é pioneiro na realização de atividades voltadas para a conscientização da importância do aleitamento materno e da doação de leite, o que contribuiu com a certificação de “Hospital Amigo da Criança”, concedida por meio da Iniciativa Hospital Amigo da Criança e idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unicef.

Texto e foto: Marilane Correntino / IGH

O post Hospital da Mulher celebra Semana Mundial do Aleitamento Materno apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp