24°C
Clear sky

Incêndio é controlado na Chapada dos Veadeiros

Diante disso, após 16 dias do início do incidente este Comando Unificado declara extinto o incêndio na Chapada dos Veadeiros e na Área de Proteção Ambiental Pouso Alto

Após ações de combate durante o período noturno e com o aumento de precipitações hídricas na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, os focos de incêndio existentes finalmente foram controlados.

Hoje, conforme informação disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) não foram detectados focos de calor por satélites na região e em novo  reconhecimento realizado por via terrestre com uso de RPA drone, foi confirmada a inexistência de focos ativos.

Diante disso, após 16 dias do início do incidente este Comando Unificado declara extinto o incêndio na Chapada dos Veadeiros e na Área de Proteção Ambiental Pouso Alto.

Com as ações de combate encerradas, e considerando as últimas atualizações da área afetada pelo fogo, chegamos ao final dos trabalhos com os seguintes dados consolidados: a área atingida foi de 75.455 hectares, destes 24.198ha no interior do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o que corresponde a 10,06% de sua área total e 51.257ha na APA Pouso Alto, o que corresponde 6,08% da Unidade de Conservação.

Foram empenhados ao longo deste período cerca de 250 profissionais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Goiás (CBMGO), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA/PREVFOGO) e Brigadistas Voluntários da Rede Contra Fogo e da Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante (BRIVAC), com o apoio de 5 aviões, 01 helicóptero e 30 veículos.

O Corpo de Bombeiros agradeceu a todas as instituições, a sociedade civil organizada, empresariado local e demais envolvidos que de maneira direta ou indireta contribuíram para a minimização  dos danos materiais e ambientais ao longo dessas mais de duas semanas de trabalho e ao consequente sucesso das ações de combates.

Registra-se por fim, o apoio da Polícia Militar do Estado de Goiás, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), SOCIPARQUES, Conecta Telecom, Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (GOINFRA), Associação Veadeiros,Agropecuária Nova Era, Prefeitura Municipal de Alto Paraíso e Prefeitura Municipal de  Cavalcante

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp