18°C
Clear sky

Instituições da Secretaria de Cultura participam da #MuseumWeek

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo reuniu todas as instituições culturais da pasta para participar da #MuseumWeek2021. De 7 a 13 de junho, museus, bibliotecas, fábricas de cultura, teatros e salas de espetáculo vão fazer parte da oitava edição desse evento, que é dedicado à criatividade e conecta estabelecimentos artísticos do mundo com programação pela internet.

Esta será a primeira vez que, além dos museus, outros espaços de cultura estaduais integrarão a campanha. “A participação da Biblioteca Parque Villa-Lobos e da Biblioteca de São Paulo junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas no #MuseumWeek2021 é um estímulo à promoção da criatividade, do talento e da leitura, contribuindo para a construção autônoma de conhecimento por parte das comunidades de leitores no Estado de SP”, diz Christiano Lima Braga, coordenador da Unidade de Difusão Biblioteca e Leitura da SEC.

Assim como nas edições anteriores, a organização da #MuseumWeek2021 definiu sete temas principais que, este ano, atenderão pelas hashtags: ‘Era uma vez’, ‘Nos bastidores’, ‘Pelos olhos das crianças’, ‘Eureca’, ‘Legende Isto’, ‘Arte Em Toda Parte e ‘Palavras Pro Futuro’. Serão abordados um por dia, a partir do dia 6. O objetivo é estimular as instituições e o público a serem criativos e reforçar a imagem dos artistas como atores que participam da transformação da sociedade.

“A #MuseumWeek2021 ganha ainda maior relevância e abrangência neste momento em que o contexto mundial impõe que as mediações, trocas e experiências estejam cada vez mais presentes no ambiente virtual, estabelecendo novas possibilidades de fruição cultural”, afirma Letícia Santiago, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria.

Para facilitar a participação do público a partir de experiências em espaços culturais, a Secretaria disponibilizou a relação das redes sociais dos equipamentos participantes pelo site www.cultura.sp.gov.br.

Programação e hashtags

O Memorial da Resistência, pela #EraUmaVezMW, abre o evento no dia 7 com uma animação em ‘stop motion’ que vai contar a história do prédio que sedia a instituição.

Situado em Campos do Jordão, o Auditório Cláudio Santoro compartilha, na ação #NosBastidoresMW do dia 8, a estrutura completa que existe atrás do palco, como a coxia, camarins, fosso e muito mais.

Na quarta-feira (9), a Casa Candido de Portinari apresenta, em #PelosOlhosDasCriançasMW, o olhar de uma criança sobre o museu e a história do pequeno Candinho.

Dia 10 tem fotografia pelas lentes e pelo acervo das máquinas fotográficas do Museu Índia Vanuíre em #EurecaMW. No mesmo dia, as bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos divulgam o passo a passo Pintando o Sete e divulgam o vídeo Fab Lab – como fazer livros artesanais.

Na #LegendeIstoMW, do dia 11, o Museu Catavento brinca de adivinhação e distribui caixas de perguntas nas redes sobre o nome de itens do acervo. Ao final do dia, a equipe do Centro de Referência do museu responderá com o nome correto. As Fábricas de Cultura também entraram na brincadeira e vão fazer uma ação combinada para a iniciativa. O objetivo é fazer uma espécie de batalha no Instagram, com postagem de fotos referentes à hashtag do dia.

Os museus literários Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade também se preparam com ampla programação todos os dias do MuseumWeek2021. Dia 12, com a #ArteEmTodaParteMW, os três museus convidam o público para compartilhar um registro do espaço revelando uma arte do local. O Museu do Futebol, Pinacoteca, MIS, Paço das Artes e MIS Experience fazem mistério, mas prometem surpresas para os internautas que passarem pelas redes nos dias da campanha.

Em 13 de junho, dia do encerramento, a organização da #MuseumWeek2021 convida os participantes da ação a deixar uma mensagem para o futuro pela #PalavrasProFuturoMW. Valem frases, poesias, pensamentos, um texto, uma imagem ou qualquer outra manifestação artística.

O post Instituições da Secretaria de Cultura participam da #MuseumWeek apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp