25°C
Overcast clouds

Lei que facilita cancelamento de TV por assinatura entra em vigor em 14 de junho

O Procon Goiás informa que a Lei 13.828/2019, publicada na terça-feira, dia 14, no Diário Oficial da União, entra em vigor no prazo de 30 dias após a publicação (14/06). A nova legislação permite aos consumidores a opção de fazer o cancelamento do serviço de TV por assinatura por via telefônica ou pela internet.

A medida garante efetividade ao que está disposto no Capítulo VI, Artigo 18, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), e também na Resolução Nº 632, de 7 de março de 2014, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A nova lei, que foi aprovada em março deste ano pelo Senado, tem o objetivo de pôr fim às dificuldades que os consumidores têm ao tentar efetuar o cancelamento. Geralmente, eles chegam a esperar horas ao telefone para solicitar o serviço e muitos acabam desistindo.

Reclamações
O Procon Goiás recebeu, no ano de 2018, 2.157 reclamações relacionadas ao serviço de TV, sendo 1.081 delas por rescisão unilateral do contrato, 545 por cobrança indevida e 232 por dúvidas sobre cobranças.

Orientações
Antes de cancelar os pacotes, o Procon Goiás orienta:
.Fique atento à fidelização;
.Se o consumidor cancelar antes do prazo contratado, estará sujeito ao pagamento de multa;
.Mudanças em um mesmo pacote podem gerar uma nova fidelização;
.A empresa pode cobrar uma fatura residual no mês seguinte – correspondente à cobrança pelos dias consumidos no mês até o cancelamento.

Denúncias e reclamações

Caso o estabelecimento descumpra a Lei N°13.828/2019, o consumidor pode registrar sua reclamação, nos seguintes canais de atendimento:
.Presencial: Realizado na sede do Procon Goiás, localizada na Rua 8, nº 242, Setor Central, em Goiânia; e também nas unidades de atendimento Vapt Vupt.
.Internet: Disponível através da plataforma ProconWeb.

Para registrar reclamação o consumidor deverá ter os seguintes documentos em mãos:
RG;
CPF;
Comprovante de vínculo de endereço;
Fatura ou contrato;
Protocolo do pedido de cancelamento (Se for por telefone o número anotado, caso seja por internet o print da tela).

Assessoria de Imprensa do Procon Goiás

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp