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Live do Arquivo Público orienta sobre digitalização e eliminação segura de documentos

Para esclarecer como digitalizar e eliminar documentos de forma segura, o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) realizará o evento O que você precisa saber sobre a portaria de digitalização e eliminação de documentos? , dia 31 (terça-feira), a partir das 10h, transmitido ao vivo (live) pelo YouTube e Facebook do APESP: https://www.youtube.com/arquivopublicosp e https://www.facebook.com/arquivoestadosp

A live faz parte do programa Arquivo Digital SP e apresentará as inovações que a Portaria UAPESP/SAESP 5, publicada este mês, traz para o cotidiano de servidores públicos dos órgãos estaduais paulistas e as perspectivas de trabalho com a gestão de documentos destinados à digitalização e eliminação. O evento também é aberto ao público geral, estudantes e demais interessados no tema.

O bate-papo será feito com a presença de três especialistas diretamente envolvidos na redação da portaria, são eles: Thiago Nicodemo, coordenador do APESP, presidente da Comissão Estadual de Acesso à Informação (CEAI), professor universitário e coordenador do Centro de Humanidades Digitais IFCH-UNICAMP; Humberto Innarelli, doutor em Ciência da Informação, membro da câmara técnica consultiva do CONARQ sobre digitalização de documentos, professor universitário e coordenador do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) IFCH-UNICAMP; e Ieda Bernardes, diretora do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (DGSAESP) e especialista em organização de arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP).

Durante a live será abordada a importância desta portaria para a gestão de arquivos, deixando claro que somente documentos destinados à eliminação por tabela de temporalidade podem ser digitalizados e eliminados. Portanto, documentos históricos são destinados à guarda permanente e não podem ser eliminados. Os palestrantes também apresentarão alguns conceitos como representante digital, documentos permanentes, tabela de temporalidade e outros que fazem parte do universo dos arquivos digitais. Ao final haverá espaço para responder perguntas do público.

#ArquivoDigitalSP é um programa que define parâmetros para a salvaguarda de documentos históricos para o futuro, garantindo a preservação digital dos documentos atuais e dos próximos que ainda serão criados pelo Estado de São Paulo. Diversas ações do programa estão previstas para acontecer nos próximos dois anos, sendo que a primeira delas é a publicação desta portaria que trata de digitalização e eliminação segura de documentos.

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