31°C
Few clouds

Mostra Sesc de Cinema abre etapa estadual em São Paulo

Com oito longas-metragens e 31 curtas de cineastas paulistas, começa nesta quinta-feira (13) a etapa estadual da 4ª Mostra Sesc de Cinema. O evento nacional foi realizado em novembro. Os filmes ficam disponíveis gratuitamente até o dia 26 deste mês. O objetivo da iniciativa é estimular a produção nacional independente.

“A ideia é difundir filmes que não tiveram chance de circular comercialmente. Só são aceitas inscrições de filmes que não foram para os cinemas comerciais, para que o público tenha acesso a eles”, disse a assistente de cinema da Gerência de Ação Cultural do Sesc Cecília De Nichile. A mostra recebeu cerca de 420 inscrições de realizadores no estado.

Cecília explicou que a curadoria, da qual fez parte, buscou um conjunto de filmes que expressasse a diversidade da produção contemporânea do estado. Ela disse que as obras selecionadas refletem o que o país está passando. “Em São Paulo, temos filmes que falam sobre questões de raça, questões LGBTQIA+, questões sobre música e arte. Essa adversidade é tanto estética, quanto temática também”, afirmou.

Entre as obras em cartaz, é possível conferir também homenagens a personagens da cultura brasileira como o maestro, professor, musicólogo e compositor José Siqueira de Lima; a escritora Adelaide Carraro e o bailarino e coreógrafo Marcos Abranches. A lista de filmes disponíveis pode ser encontrada no site do Sesc São Paulo.

Por ser digital, a mostra está disponível para todo o Brasil. “Até voltamos a receber pessoas na sala do Cine Sesc [Rua Augusta], que está aberto, porém, como a mostra foi pensada muito antes de forma digital, foi mantida na plataforma”, informou Cecília. 

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp