30°C
Few clouds

Museu do Pontal oferece programação natalina neste fim de semana

O visitante que for ao Museu do Pontal, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, neste e no próximo fim de semana, vai se divertir com uma programação de Natal, com destaques para os festejos populares e presépios. O espaço cultural, referência internacional em arte popular brasileira, tem aos sábados e domingos uma agenda voltada para o público infantil e para a família.

Uma das atividades deste sábado (11) será a Oficina do Bebê Abayomi, às 15h, com a artesã, educadora e escritora Lena Martins, com o tema de presépio de Natal. Antes, de 11h às 16h30, haverá a Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira, com os arte-educadores Beatriz Bessa e Pedro Cavalcante. A duração aproximada é de 1 hora e 30 minutos. De 12h às 16h , as crianças vão aproveitar o Baú de Brinquedos.

No domingo (12), às 16h, a programação começa com a apresentação da Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira, das 11h às 16h30. Tem ainda o Baú de Brinquedos das 12h às 16h e às 16h será a vez da Folia de Reis Sertão Carioca, na Praça-Jardim do Museu, com a Orquestra de Viola Caipirando.

No próximo fim de semana, entre outras atividades, haverá as oficinas de Bonecos de Pano – Histórias e Afetos – Personagens do Presépio (sábado, às 15h), de Presentes Inventados (domingo, às 10h), e de Pastoril (domingo, às 15h).

Inscrições

As inscrições para as atividades são gratuitas e feitas na recepção. Nas atividades com capacidade limitada, o critério será a ordem de chegada.

Desde a inauguração da nova sede, em outubro, o museu apresenta um conjunto de seis exposições intituladas de Novos ares: Pontal reinventado. Uma delas é de longa duração e as outras cinco temporárias. Na exposição Devoções, dedicada à diversidade de expressões da fé, há uma sala especial com presépios. Lá se pode assistir um trecho da live do cantor e compositor Caetano Veloso, em dezembro de 2020, na qual lembra os natais de sua infância.

A entrada para o Museu do Pontal é gratuita, ou com contribuição voluntária, e pode ser feita na recepção do espaço cultural ou antecipadamente pelo site do museu

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp