25°C
Clear sky

Novo ensino médio amplia carga horária e flexibiliza currículo

Todas as escolas públicas e privadas de Goiás passam a adotar a partir deste ano de 2022, gradativamente, o novo ensino médio. O objetivo é ser mais atrativo para os jovens e dar mais autonomia aos estudantes.

Regulamentado pela Lei nº 13.415/2017 e pelo Documento Curricular de Goiás – Etapa Ensino Médio a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o novo ensino médio é caracterizado pela ampliação da carga horária e pela flexibilização do currículo.

Por meio dos Itinerários Formativos, parte flexível do currículo, o aluno poderá escolher em quais matérias se aprofundar. Nas aulas de Projeto de Vida, ele irá refletir sobre identidade, sonhos e metas para o futuro.

O novo ensino médio também quer fortalecer o protagonismo juvenil e a Educação integral, com desenvolvimento completo do aluno em todas as dimensões (intelectual, física, social, emocional e cultural).

O ensino médio passa de 2.400 horas para 3 mil horas ao longo dos três anos. Assim, os alunos terão 6 aulas por dia, incluindo matérias da Formação Geral Básica e dos Itinerários Formativos. Além das aulas obrigatórias da Formação Geral Básica, como Língua Portuguesa, Matemática e Química, o estudante terá aulas de Projeto de Vida, Trilhas de Aprofundamento e Eletivas.

Projeto de Vida

O Projeto de Vida é uma estratégia pedagógica para contribuir, fortalecer e apoiar o aluno em suas escolhas pessoais, sociais e profissionais. Esse componente, que faz parte dos Itinerários Formativos, inclui atividades de autoconhecimento, identificação de habilidades, participação social, cidadania e de planejamento para o futuro.

Como se trata de um componente curricular diferente, não há provas ou notas no Projeto de Vida. O professor é orientado a aplicar avaliações diagnósticas e formativas, com o objetivo de acompanhar a evolução do estudante.

Trilhas de Aprofundamento

As trilhas de aprofundamento dos Itinerários Formativos são disciplinas que aprofundam aprendizagens de uma ou duas áreas do conhecimento, como comunicação, agronegócio, energia e alimentação. O documento curricular do novo Ensino Médio prevê 17 Trilhas de Aprofundamento, duas de cada área do conhecimento, seis integrados e três do eixo técnico profissionalizante.

Cada escola precisa oferecer, no mínimo, duas trilhas de aprofundamento. Por outro lado, os estudantes podem escolher qual trilha cursar a partir da 2ª série do Ensino Médio. As trilhas de aprofundamento vêm para fomentar a criatividade, a investigação científica, o empreendedorismo e a intervenção sociocultural.

Eletivas

As eletivas são o terceiro componente dos Itinerários Formativos e correspondem às matérias de livre escolha do estudante. Cada escola deve oferecer, no mínimo, duas eletivas para que os alunos façam a opção por uma.

Os componentes curriculares devem ser trabalhados de forma interdisciplinar e com uso de metodologias não convencionais de ensino, como grupo de pesquisa, trabalho de campo, clube de leitura, gincana e produção de jornais. No início do ano, os professores vão planejar as eletivas que serão oferecidas pela escola, de acordo com o perfil e interesse dos alunos.

O objetivo das eletivas é complementar a formação do estudante com experiências enriquecedoras e conhecimentos específicos. Elas também visam dar mais autonomia, que poderá escolher qual eletiva cursar, de acordo com os projetos de vida e afinidades.

O estudante não precisa, obrigatoriamente, escolher uma eletiva da mesma área de conhecimento da sua Trilha de Aprofundamento. Por exemplo: um aluno pode optar pela Trilha de Aprofundamento “Matemática Aplicado ao Mercado de Trabalho”, da área de conhecimento de Matemática, e ao mesmo tempo cursar a eletiva de Agronegócio, que não está vinculada a essa área.

O post Novo ensino médio amplia carga horária e flexibiliza currículo apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp