13°C
Clear sky

Número de day traders avança, mas quem atua no mercado de ações precisa ter formação e conhecimento

É crescente a quantidade de pessoas que investem na Bolsa de Valores, no prazo máximo de um dia ou em um só pregão; investidor Day trader goiano alerta para a falsa ilusão de ficar milionário da noite para o dia

Com a popularização da Bolsa de Valores no Brasil, tem crescido a quantidade de pessoas físicas, principalmente jovens, que investem no mercado de ações no prazo máximo de um dia, ou em um só pregão. Esses investidores são chamados de day traders. Entretanto, o investidor day trading Jorge Fernando alerta para a falsa ilusão de que essa atividade pode fazer a pessoa se tornar milionário da noite para o dia. Conforme ele, quem atua no mercado de ações, principalmente no mercado futuro, precisa ter formação e, sobretudo, conhecimento.

O goiano Jorge Fernando conta que comprou sua primeira ação na Bolsa de Valores incentivado por uma professora, ainda quando cursava Direito. Depois, percebeu que as ações que tinha adquirido se valorizaram no longo prazo, e eram uma boa maneira de guardar dinheiro e rendiam mais que a poupança. Ele foi iniciado no mercado futuro por um colega de trabalho. “Quando ele me apresentou o mercado futuro (índice é dólar), inicialmente eu achei muito complicado, muito arriscado, mas me encantou”, relata. Após passar por cursos na área e contatos com outros operadores fora do Estado, se sentiu mais preparado para atuar como day trader.

Boom


“Minha sorte é que, naquela época, não tinha dado esse boom ainda e não tinha tanto picareta. A dificuldade, no início, era achar quem ensinava. Hoje, a dificuldade é achar quem ensina de maneira correta, que não vende ilusão, que não vende sonho”, pondera. O alerta de Jorge Fernando se deve ao fato de “atualmente ter muita gente vendendo a falsa ideia de ficar milionário da noite para o dia, principalmente no mercado futuro, que é um mercado super arriscado”.

Em 2019 ele iniciou o projeto Day Trade Goiás, porque já estava no mercado e via muita gente vendendo a ilusão de ficar milionário da noite para o dia, principalmente no mercado futuro. E ainda com a promessa que o mercado era fácil, de que trabalhando duas horas por dia era possível tirar um bom capital.


Na verdade, alerta Jorge Fernando, o mercado é feito de muito estudo. Exige que o investidor fique ligado 24 horas por dia, principalmente no mercado futuro. “Você tem que ficar atento o tempo todo no que está acontecendo no Brasil e no mundo principalmente para não cair numa operação bem errada”, argumenta. Por se tratar de um mercado tão pesado, o lucro vem alto; mas quando vem o prejuízo, ele também é alto, ressalta.

Por isso, ele diz que é preciso sempre se preparar, saber o que está fazendo, para a pessoa não se aventurar em um mercado tão difícil. “Hoje, basicamente no mercado futuro, tem muito aventureiro, muita gente que vem, uns com a falsa ilusão, outros achando que é fácil demais porque foi vendida a ideia por um mentor aí que mostra um carro importado e uma viagem legal, e fala que tirou aquilo tudo do mercado financeiro em questão de segundos ou minutos. Então, ficou muito banalizada hoje essa situação”, argumenta.

Base sólida


Mas quem tem uma base sólida, veio de uma base boa, entende que o mercado não é isso, explica, lamentando que infelizmente o que se vende é o sonho. O investidor day trader conta atualmente com o acompanhamento de 186 alunos. Ele faz análises diárias do mercado de ações, mas não tem certificação para passar recomendação de compra ou de venda. “Eu tenho minha sala de estudos. É uma sala basicamente de estudos. onde analiso o mercado, mas sem recomendar nada”, esclarece. Conforme ele, realiza somente análises, feitas junto com os alunos. “E graças a Deus a gente está conseguindo ter resultados legais”, afirma.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp