20°C
Clear sky

Orquestra Jovem do Estado recebe a pianista Olga Kopylova para homenagear os 130 anos

A Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, volta ao palco da Sala São Paulo, no sábado, dia 12 de junho, às 20h.  Sob regência de Cláudio Cruz, o grupo recebe a pianista Olga Kopylova para homenagear os 130 anos do nascimento do compositor russo Serguei Prokofiev. Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia).

Nascido em 1891 no vilarejo de Sontsovka, atual Krasne, na UcrâniaSerguei Prokofiev compôs, entre outras obras-primas, o balé Romeu e Julieta, as óperas O amor das três laranjas e Guerra e Paz e o concerto para crianças Pedro e o Lobo. Além disso, tornou-se mestre em um gênero que estava nascendo em seu tempo: a trilha sonora para cinema.

Respeitado ainda como regente e virtuose do piano, Prokofiev foi um músico completo, que floresceu na Era de Prata, período de efervescência criativa única na Rússia, no qual emergiu a poesia de Maiakóvski, as artes visuais de Chagall, Kandinsky e Malevitch, o cinema de Eisenstein e Vertov, a fotografia de Rodchenko, e o balé de Nijinski. Emigrou logo após a Revolução de 1917, obteve destaque nos palcos da Europa e dos EUA, e regressou em 1936.

Para homenagear o compositor, a Orquestra Jovem do Estado interpreta Concerto para piano nª3, que terá a participação da pianista Olga Kopylova, integrante da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). A peça estreou em Chicago, no dia 16 de dezembro de 1921, com a Chicago Symphony sob a regência de Frederick Stock e o próprio compositor ao piano. Em seguida, o grupo apresenta a peça Sinfonietta nª1, que Heitor Villa-Lobos compôs em 1916.

Transmissão ao vivo

Para quem mora fora de São Paulo ou prefere assistir de casa, o concerto será também transmitido ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim (www.youtube.com/tjemesp).

Bilheteria

Os ingressos para o concerto devem ser adquiridos exclusivamente pelo site  www.orquestrajovemdoestado.byinti.com

 

O post Orquestra Jovem do Estado recebe a pianista Olga Kopylova para homenagear os 130 anos apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp