21°C
Clear sky

OVG lança projeto Consultoria do Bem para voluntários atuarem em entidades do terceiro setor

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realizou, nesta semana, a aula inaugural do Projeto Consultoria do Bem, por meio da Gerência de Promoção do Voluntariado. A iniciativa, que contará com a colaboração de profissionais voluntários de diversas áreas, como financeira, jurídica, administrativa e social, tem o objetivo de oferecer capacitações gratuitas a voluntários para que possam atuar em entidades do terceiro setor. A aula foi realizada na sede da organização, em Goiânia e foi ministrada pela assistente social Andreia de Paula Silva. O tema da primeira capacitação, que teve 29 participantes, foi a Introdução ao Estatuto Social.

“Essa é uma iniciativa muito importante para os voluntários. Eles recebem, de forma totalmente gratuita, uma consultoria completa com temas que contribuem para deixar a instituição que receberá o trabalho voluntário ainda mais especial. Isso é contribuir com o trabalho social que nossos parceiros vêm desenvolvendo de mãos dadas com a OVG”, diz a presidente de honra da Organização e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.

Presente na primeira turma, o administrador de empresas Dernevaldo Santos Dias destacou o quão gratificante é ser voluntário, especialmente quando há uma preparação prévia. “Eu sempre quis fazer trabalho voluntário, agora com essa ação da OVG posso me especializar para que minha doação seja mais completa e eu me sinta mais seguro e confiante quando for ajudar. É uma iniciativa louvável”.

Ao participar da consultoria, os profissionais voluntários dispostos a contribuir com a iniciativa também passam por uma formação ministrada pela equipe da OVG, antes de compartilhar as próprias experiências. Neste processo, eles conhecem mais de perto características que definem o trabalho social e a importância dessa doação para quem mais precisa. De acordo com a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, “esse fortalecimento da cultura do voluntariado impacta diretamente nas famílias em vulnerabilidade ao fortalecer a rede socioassistencial que as ampara no dia a dia”.

O administrador de empresas Dernevaldo Santos Dias, 38 anos, participou da primeira formação da Consultoria do Bem, na sede da OVG

A idealizadora da ação e gerente de Promoção do Voluntariado da OVG, Larissa Guimarães afirmou que o objetivo do projeto Consultor do Bem é ajudar quem mais precisa por meio de voluntários capacitados. “Nossa intenção é conectar quem tem conhecimentos técnicos a quem já faz o trabalho prático. Assim, ao fortalecermos o voluntariado, nós oferecemos novas visões sobre o social. Por isso, temos requisitos que avaliam os voluntários e os direcionam às melhores oportunidades. Com esse trabalho, quem sai ganhando são as pessoas mais necessitadas”. A capacitação será concluída no próximo dia 21 de junho.

O post OVG lança projeto Consultoria do Bem para voluntários atuarem em entidades do terceiro setor apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp