27°C
Clear sky

Paciente de número mil, curado da Covid-19, recebe alta médica do HCamp de Goiânia

José Henrique dos Santos teve mais de 70% do pulmão acometido pela doença ficou sete dias respirando com o auxílio de aparelhos, em estado grave no leito da UTI. Unidade do Governo de Goiás já atendeu mais de 17.900 pessoas

José Henrique dos Santos, 50 anos, casado, pai de um casal de filhos e proprietário do famoso “Bar do Jiló”, em Senador Canedo. Essa é a identidade do milésimo paciente que recebe alta médica do Hospital de Campanha para Enfrentamento ao Coronavírus (HCamp) de Goiânia, recuperado da infecção. A saída de José Henrique foi acompanhada nesta quinta-feira, 22 de outubro, com emoção pela equipe multiprofissional, familiares e amigos, que aguardavam pelo paciente na porta da unidade de saúde, que integra a rede do Governo de Goiás para combate à Covid-19.

O empresário deu entrada no HCamp de Goiânia no dia 8 de outubro já com o diagnóstico positivo da nova doença – que comprometeu 75% dos seus pulmões. Com estado de saúde considerado grave, José Henrique, ficou 11 dias com suporte de cuidados intensivos em um leito da Unidade Crítica (UTI), sendo sete dias intubado, ou seja, respirando com o auxílio de aparelhos. Ao sair da UTI na data de 18/10, ele continuou a sua luta contra a infecção na Enfermaria e obteve alta médica ontem. Na saída do leito, era visível a emoção no rosto do paciente. “Acho que fui contaminado trabalhando no meu bar. A Covid-19 é traiçoeira. Senti os primeiros sintomas e fiquei muito mal em um curto intervalo de tempo. Quase fui a óbito. Sou muito grato a toda equipe do HCamp. Se estou vivo, devo a todos os profissionais daqui. Esse Hospital é de primeiro mundo”, contou.

Companheira de José Henrique, Leiliane Ferreira, também foi acometida pelo coronavírus ao ter contato com o esposo. “Não precisei ficar internada. Mas foram vários dias de isolamento, sem contato com os meus filhos e com o meu marido internado. Mas a equipe do HCamp era nossos olhos. A cada ligação, médicos, psicólogos e assistentes sociais me acalmavam. Toda população brasileira merece um Hospital do SUS como esse, o atendimento é excelente! Nossa eterna gratidão a todos os profissionais, eles são anjos em vida”, declarou.

Assistente social, Murilo Alves de Souza, 24 anos, estava ansioso para acompanhar o momento da alta médica. “Atuamos nas UTI´s e Enfermarias, é um trabalho diário e desafiador. Tive a oportunidade de poder ver concretizar a vitória do paciente José Henrique. Devolvê-lo para a sua família bem e recuperado é a nossa missão. Sabemos que cuidamos do amor de alguém”, afirmou.

Diretor-geral do HCamp de Goiânia, Guillermo Sócrates, avalia que a milésia alta médica de um paciente recuperado pela Covid-19, representa a justificativa da necessidade de ampliação da rede de saúde que foi pensada e colocada em práticas nesse último semestre. “O HCamp tem dado a sua contribuição social para a população do estado de Goiás. A saída do senhor José Henrique nos enche de orgulho, pois sabemos que estamos inseridos no processo da sua recuperação”, atestou.

Para a diretora Técnica do HCamp e médica infectologista, Marina Roriz, a alta do paciente de número mil do Hospital é sinônimo de dever cumprido. “Esses momentos nos alegram muito e dão uma injeção de ânimo na equipe. Mais do que isso: temos a nossa esperança renovada de dias melhores, pois um paciente que ficou em estado gravíssimo com o pulmão extremamente comprometido se recuperou plenamente e deixa a unidade de saúde sem nenhuma sequela”, avaliou.

Referência
Hospital do governo de Goiás, o HCamp de Goiânia, recebeu o seu primeiro paciente na noite do dia 26 de março deste ano e já atendeu até hoje, 17.951 pessoas.

A unidade de saúde funciona ininterruptamente, 24 horas por dia, e conta com médicos de diversas especialidades além da equipe multiprofissional que dispõe de enfermeiros, técnicos em Enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e odontólogos.

Crédito imagens: Monique Arruda – HCamp de Goiânia.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp