27°C
Clear sky

Parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral são concessionados

Criado em 2019, o novo modelo de concessões de parques nacionais do Ministério do Meio Ambiente (MMA) concluiu hoje a concessão de dois parques nacionais: Aparados da Serra e Serra Geral localizados entre os municípios de Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC). Com a assinatura do contrato entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a empresa Construcap, vencedora da concorrência, o parque está oficialmente concessionado e já pode começar a receber os investimentos em instalações e serviços, estimados em R$ 260 milhões.

Apoiada pelo Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), a concessão marca a diversificação da agenda de concessões do Governo Federal, contribuindo para a conservação ambiental sob rigorosos critérios de sustentabilidade. O desenvolvimento do ecoturismo faz parte da estratégia do MMA para a conservação ambiental, alinhada à geração de emprego e renda.

Os parques de Aparados da Serra e Serra Geral conservam campos e penhascos de mata atlântica que abrigam papagaios-de-peito-roxo e jaguatiricas. Um dos maiores cânions das américas, o Itaimbezinho é um dos grandes atrativos do complexo, que tem cânions com profundidades de até 1.000 metros.

Sob o novo modelo do MMA, o concessionário fica responsável pela revitalização, modernização, operação, manutenção dos parques, bem como por serviços de apoio aos turistas, incluindo alimentação, estacionamento e segurança. Com isso, os órgãos ambientais podem ter foco em sua missão primordial, que é a de proteger o meio ambiente.

Agenda de concessões de parques nacionais

A assinatura do contrato é o último estágio do processo de concessão, que inclui estudos de impacto ambiental, análises por órgãos de controle, consultas e outras ações para fortalecer a transparência e a participação da sociedade. Os parques de Aparados da Serra e Serra Geral integram um pacote de 18 parques em diferentes estágios no fluxo de concessões. Confira abaixo os parques que estão no pacote:

Parque Nacional de Aparados da Serra (RS);

Parque Nacional da Serra Geral (RS);

Parque Nacional de São Joaquim (SC);

Parque Nacional do Iguaçu (PR);

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA);

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT);

Parque Nacional de Jericoacoara (CE);

Parque Nacional de Ubajara (CE);

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ);

Parque Nacional da Serra da Bocaina (SP);

Parque Nacional da Serra da Capivara (PI);

Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS);

Parque Nacional de Anavilhanas (AM);

Parque Nacional do Jaú (AM);

Parque Nacional de Brasília (DF);

Floresta Nacional de Brasília (DF);

Floresta Nacional de Canela (RS);

Floresta Nacional de São Francisco de Paula (RS).

Saiba mais sobre a agenda de concessões de parques nacionais

 

Com informações do ICMBio

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp