19°C
Clear sky

Partido Novo é contra PEC do piso da enfermagem; demais partidos votam a favor

Wesley Amaral/Câmara dos Deputados
Tiago Mitraud: aumento salarial vai gerar demissões na categoria

Apenas o partido Novo orientou o voto contrário ao piso salarial dos enfermeiros (PEC 11/22). A proposta está em votação, em primeiro turno, no Plenário da Câmara dos Deputados.

O líder do partido, deputado Tiago Mitraud (Novo-MG), disse que a proposta vai gerar uma onda de demissões com os aumentos salariais. “Esta proposta trará efeitos nefastos para os profissionais de enfermagem, que foram enganados”, declarou.

O deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP) afirmou que a definição salarial não é tema constitucional. “Este tema tem de ser tratado do lado de fora da Constituição, como todas as outras profissões, para a gente ter equilíbrio, para a economia se mexer, porque senão corremos o risco de abraçar o populismo e ter mais e mais categorias pressionando.”

Todos os demais partidos declararam voto favorável. Para o deputado Helder Salomão (PT-ES), a proposta faz justiça aos profissionais de saúde. “Na pandemia, as pessoas viram mais concretamente o papel que esses profissionais exercem cotidianamente, mas em períodos de normalidade, os profissionais da saúde, os profissionais da enfermagem, outros profissionais são fundamentais para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, ressaltou.

Já o deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO) lembrou que as enfermeiras foram as responsáveis por produzir provas contra o anestesista Giovanni Bezerra, preso em flagrante após estuprar uma paciente durante um parto cesárea. “São as enfermeiras que fiscalizam o centro cirúrgico.”

Para o líder do MDB, deputado Isnaldo Bulhões Jr. (AL), os profissionais de enfermagem são uma das categorias mais importantes do Brasil. “O MDB faz um reconhecimento histórico da enfermagem no País”, disse.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) afirmou que o Congresso cumpriu todas as etapas e negociou o piso salarial.

Assista ao vivo à sessão

Mais informações em instantes

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp