25°C
Clear sky

PC cumpre 12 mandados em combate a crime de ódio online

As negociações de perfis falsos possuíam a finalidade de “disparo de comentários, curtidas e directs” na plataforma Instagram

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por intermédio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), em apoio ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) do Estado do Amazonas e em continuidade à operação Fake Over, cumpriu, nesta quarta-feira (03), 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Manaus, em razão da prática de crimes contra a honra praticados no ambiente digital, perpetrado em desfavor de agentes públicos.

A investigação, iniciada no Amazonas, demonstrou que endereços situados em Goiânia e Aparecida de Goiânia estariam vinculados a pessoas que realizaram a compra de perfis fakes de uma empresa goiana. Essa empresa criava perfis em redes sociais utilizando fotos de terceiros para atacar os servidores públicos e autoridades do Estado do Amazonas.

Vale ressaltar que todas as negociações de perfis falsos, interposta pelo esquema criminoso entre empresas de Goiás, possuía a finalidade de “disparo de comentários, curtidas e directs” na plataforma Instagram.

Destaca-se que a mencionada conduta criminosa, atualmente em destaque na ascensão das redes sociais e, sobretudo, da internet, é ocasionada com o fito de atacar, ofender e incitar o ódio.

Durante a deflagração da presente operação, foram apreendidos computadores, HDs, celulares e pen drives, dentre outros objetos, os quais auxiliarão no desfecho da investigação, bem como na localização de demais pessoas envolvidas, além de possíveis vítimas.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp