27°C
Scattered clouds

PC deflagra Operação Geminus no município de Itaguaru

A Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor) deflagrou, na manhã desta terça-feira (20), a Operação Geminus, destinada ao cumprimento de 08 mandados judiciais de busca e apreensão em empresas e residências de investigados pela prática de crime de peculato e outros delitos conexos. As infrações penais teriam ocorrido na Administração do município de Itaguaru, a cerca de 130 Km de Goiânia, durante os anos de 2019 e 2020.
O esquema criminoso investigado consiste em possível desvio de recursos públicos mediante a adulteração do preenchimento de cheques destinados ao adimplemento de contratos municipais. Os cheques eram preenchidos nominalmente à empresa contratada para fins de prestação de contas, mas, posteriormente, eram nominados e destinados a outra empresa pelos investigados, que não possuía contrato com o Município.
Em um dos casos sob investigação, verificou-se que uma empresa utilizada no esquema possuía contratos de fornecimento com o município de Itaguaru. Os contratos totalizaram o valor de R$ 1.177.455,10 (um milhão, cento e setenta e sete mil, quatrocentos e cinquenta e cinco reais e dez centavos).
Em outro caso, há indícios de que um cheque emitido pela Prefeitura teria sido desviado para a conta de uma empresa distribuidora de combustíveis de Senador Canedo para pagar o fornecimento de combustíveis a um posto de propriedade de um ex-prefeito e da ex-primeira-dama na época. O montante total desviado no esquema ainda está sendo apurado, sendo que os documentos e objetos apreendidos na operação de hoje passarão por análise para subsidiar as investigações.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp