27°C
Clear sky
Quem visita uma exposição de orquídeas vive duas experiências impactantes

Piracanjuba promove a 39ª Exposição Nacional de Orquídeas

O evento conta com apoio do Governo de Goiás e Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (CAOB)

Entre os dias 27 e 29 de maio de 2022 acontece na cidade de Piracanjuba a 39ª Exposição Nacional de Orquídeas. Serão mais de 20 mil plantas floridas à venda e mais de 200 espécies raras de colecionadores. O evento é uma realização da Associação Piracanjubense de Orquidófilos (APO) juntamente com a Prefeitura de Piracanjuba e Câmara de Vereadores. O evento conta com apoio do Governo de Goiás e Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (CAOB).

Dois espetáculos

Quem visita uma exposição de orquídeas vive duas experiências impactantes: A primeira é a sensação única de estar em meio a milhares de plantas floridas e a segunda é proporcionada pelo curioso mundo das plantas trazidas pelos colecionadores. Os Phalaenopsis e as Cattleyas são as espécies mais populares que junto aos Cymbidiuns e Dendrobiuns são responsáveis por 90% de todo o espetáculo. Na parte de curiosidades o Oncidium Sharry Baby, por exemplo, que exala um delicioso aroma de chocolate é uma das plantas que começa a despertar a curiosidade do visitante. Plantas que parecem uma chuva de ouro, espécies mini, micro e até carnívoras são alguns exemplos do que pode acontecer.

Os amantes e os loucos por orquídeas

A APO acredita que parte dos visitantes busca no evento apenas uma experiênciaprazerosa, contemplar as flores eadquirir uma planta de fácil cultivo. Para esse público o evento contará com plantas floridas a partir de R$ 20 reais, além de vasos, substratos, adubos e publicações sobre cultivo. O presidente da APO, Sandro Rosa, recomenda que o visitante se prepare para passar pelo menos um dia inteiro para conseguir ver todos os estandes, compreender sobre as várias espécies e aprender um pouco sobre o cultivo.

Já os orquidófilos registrados na CAOB que participam do concurso, os colecionadores e as pessoas que gostam de cultivar orquídeas fazem parte de um grupo bem mais peculiar. Esses chegam com um olhar mais crítico e não estão atrás das flores mais bonitas, mas sim daquelas mais perfeitas em termos técnicos. Conhecem os critérios que tornam uma planta especial e alguns estão dispostos a pagar alguns milhares de reais por uma muda.

Eventos Paralelos

A Exposição Nacional de Orquídeas de Piracanjuba não é um evento isolado. Ela envolve a comunidade e os visitantes em ações sociais, ecológicas, esportistas e educacionais, transformando o que inicialmente era uma simples mostra de orquídeas em um grande evento que vem atingindo um público cada vez maior.

Este ano, por exemplo, a festividade promete shows na noite de abertura da exposição, o que deve triplicar o público presente na abertura oficial que será realizada no dia 27 de maio, às 19 horas. Já no sábado (28) será realizado outro evento já tradicional e que também é responsável por atrair visitantes para o município: A 29ª edição do Concurso de Redação Professor David da Silva Mauriz.

O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Coordenadoria Regional de Educação, o Rotary Club, Casa da Amizade, Academia Piracanjubense de Letras e Artes e a Academia Feminina de Letras e Artes. Outro evento que será realizado no sábado será o “Pedal das Orquídeas”. Segundo os organizadores mais de 300 ciclistas devem participar da pedalada. O evento contará com paradas para hidratação e alimentação, num trajeto de 65 km. O diferencial da trilha é a facilidade do trajeto e a oportunidade de visitar a Exposição de Orquídeas.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp