25°C
Clear sky

Polícia Federal deflagra operações contra perigosa organização criminosa

A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã (7), no Mato Grosso do Sul, as operações “Celeritas” e “Greasy Money” contra organizações criminosas voltadas ao contrabando de cigarros paraguaios, tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

As operações contaram com 176 policiais federais, que cumprem 30 mandados de prisão preventiva e 31 mandados de busca e apreensão, expedidos pelas Justiças Federais de Naviraí e Campo Grande, nas cidades de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Tacuru e Bataguassu.

Os trabalhos, iniciados em 2017, tiveram como alvo principal uma perigosa organização criminosa em razão da forma imprudente, geralmente em altíssima velocidade, com que os motoristas conduziam os veículos produtos de roubo e furto, carregados com cigarros paraguaios ou drogas trazidas do Paraguai, a partir da região de Mundo Novo (MS) e com destinos a várias Unidades da Federação.

Por isso o nome “Operação Celeritas”, que significa “celeridade” ou “excesso de velocidade”. E “Operação Greasy Money” (ou dinheiro oleoso), por sua vez, deve-se ao fato de que parte do dinheiro proveniente das atividades criminosas do grupo era lavada por outra organização criminosa, chefiada por ex-político local, por meio de postos de gasolina, casa de shows e utilização de “laranjas”.

No curso das investigações, foram apreendidos 2,7 milhões de maços de cigarros paraguaios, 5 toneladas de maconha e 25 veículos (de pequenos e grande portes).

Com informações da Polícia Federal

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp