18°C
Scattered clouds

Policiais civis estão aptos para aplicar o Formulário Nacional de Avaliação de Risco

Policiais civis do Mato Grosso do Sul já estão aptos a aplicar o Formulário Nacional de Avaliação de Risco. Os profissionais receberam capacitação com a participação de representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

A ferramenta foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com o objetivo de evitar o agravamento da violência doméstica e familiar. Segundo a legislação, o formulário deve ser utilizado no momento do registro da ocorrência policial ou no primeiro atendimento à mulher vítima de violência.

“A articulação da rede de atendimento à mulher é importante, assim como o uso de procedimentos operacionais padrão, com especial atenção à escuta qualificada, a fim de que a mulher sinta confiança para prosseguir no processo de rompimento do ciclo de violência. É desejo da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres que essa prática aconteça em todas as Polícias Civis do Brasil”, afirmou a diretora do Departamento de Políticas de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Grace Justa.

Saiba mais sobre o Formulário Nacional de Avaliação de Risco

 

Com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp