29°C
Clear sky

Policiais militares, civis e técnico-científico se formam no Curso Superior de Polícia

O Governador em Exercício Rodrigo Garcia participou nesta sexta-feira (3), no Palácio dos Bandeirantes, da cerimônia de formatura de 66 alunos do Curso Superior de Polícia Integrado que irão atuar nas polícias Civil, Militar e Técnico-Científica. Também participou da solenidade o Secretário de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos.

“A vida é um eterno aprendizado, e quanto mais se aprende, mais se tem vontade de aprender. Muito bom ver o ensino e a integração juntos no caso da polícia de São Paulo”, disse Garcia.

A turma é composta por 29 policiais civis que atuam como delegados, um médico-legista da Polícia Técnico-Científica e 36 policiais militares, sendo sete tenentes-coronéis e 29 majores, dentre os quais quatro oficiais do Piauí, Ceará e Paraná.

O Curso Superior de Polícia na PM é reconhecido como doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e torna os policiais aptos a exercerem funções estratégicas e de planejamento no alto escalão de suas instituições, bem como permite que sejam promovidos ao posto de coronel.

Na Polícia Civil, a formação é considerada uma especialização, em nível de pós-graduação lato sensu profissional, que torna o aluno especialista em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal. O curso também é um pré-requisito para a promoção do delegado de polícia de 1ª classe para a classe especial, assim como ocorre quando o formando é um policial técnico-científico.

O curso conta mais de 700 horas de aulas e, na PM, a grade curricular aborda temas como direitos humanos, atualização jurídica, ciências e inteligência policial, sistemas comparados, metodologia, polícia comunitária, planejamento estratégico, processo decisório, políticas públicas e decisão de governo, geopolítica, políticas de educação física e saúde, administração estratégica e de recursos públicos, bem como liderança organizacional.

Na Polícia Civil, a formação inclui especialização em Polícia Judiciária e Sistema da Justiça Criminal, gestão institucional e um módulo integrado para debater temas estratégicos a fim de desenvolver a integração entre com a PM e a racionalização de métodos e processos em busca da eficiência na prestação de serviços.

O post Policiais militares, civis e técnico-científico se formam no Curso Superior de Polícia apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp