27°C
Clear sky

Poupatempo Digital traz validação do certificado da vacina contra Covid-19

O aplicativo Poupatempo Digital oferece novidades para auxiliar no controle da Covid-19 em São Paulo. Na página de abertura do app, antes mesmo de entrar com login e senha, é possível validar o certificado de vacinação. Para isso, o responsável pelo local ou estabelecimento pode realizar a leitura do QR Code ou digitar o código do certificado de vacinação, os mesmos disponíveis para o cidadão na área logada do app do Poupatempo, e confirmar se o interessado está imunizado. Já aqueles que utilizam o Conect SUS serão direcionados para a página de validação do Governo Federal.

Outra novidade é a atualização do prazo para a dose de reforço da vacina, que baixou de cinco para quatro meses em São Paulo. O app alerta o usuário sobre a nova sempre que a carteira de vacinação digital for acessada.

Quem precisar tomar a dose de reforço deve apresentar um documento oficial com foto, além do comprovante da vacinação anterior, que também pode ser o gerado no aplicativo do Poupatempo. Em algumas cidades, também é preciso levar um comprovante de residência.

“Cada vez mais a Prodesp inova para estar sempre perto da população e atender as necessidades daqueles que precisam dos serviços públicos da administração estadual. A validação no celular, pelo aplicativo do Poupatempo, é uma opção inovadora, segura, prática e rápida, disponível para todos que foram imunizados nos 645 municípios do Estado de São Paulo”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela gestão do programa Poupatempo.

É importante reforçar que para gerar um certificado com QR Code ou código de verificação, o cidadão deve entrar na área logada do aplicativo Poupatempo Digital. Para acessá-lo, basta baixar e entrar no app com seu login e senha, clicar em Serviços, Vacinação Covid-19, Carteira de Vacinação e Certificado de Vacinação (PDF). É possível salvar o certificado no seu celular para acessar rapidamente depois, ou enviar por e-mail ou WhatsApp. O app também fornece a versão do certificado em inglês.

Vale lembrar que na carteirinha física, a que o cidadão recebe no posto de saúde ao se imunizar pela primeira vez, também existe um QR Code, mas este direciona o usuário para um link para baixar o aplicativo Poupatempo Digital, e não contém seus dados pessoais de vacinação.

De janeiro a novembro deste ano, as funcionalidades da vacinação contra a Covid-19 contabilizam mais de 10 milhões de acessos no app do Poupatempo. Desses, cerca de 155 mil já são para validação do certificado de vacinação, outros 8,5 milhões foram diretamente à carteira digital, mais de 1,2 milhão ao certificado de vacinação em português e 112 mil ao certificado em inglês.

O post Poupatempo Digital traz validação do certificado da vacina contra Covid-19 apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp