19°C
Overcast clouds

Prefeito de Aparecida faz apelo para voluntários doarem plasma

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB) faz um apelo para que os aparecidenses que contraíram a covid-19 possam dor sangue para o reaproveitamento do plasma, que pode ser utilizado na cura de outros pacientes.

“Aqui na cidade nós temos já milhares de pessoas curadas, então se você puder doe seu sangue, doe seu plasma para que possamos salvar outras vidas”, pediu Gustavo, em tom de muito entusiasmo.

O tratamento com plasma convalescente consiste em aplicar a “parte líquida do sangue” de pessoas que já se curaram do novo coronavírus em pacientes que ainda estão lutando contra ele. Pois um relatório americano sugere que essa técnica é segura os testes de eficácia ainda estão em desenvolvimento.

A lógica desse método é simples: quando alguém entra em contato com um vírus, começa a desenvolver anticorpos contra ele. Essas tropas de defesa ficam circulando na corrente sanguínea. Ao coletar o plasma sanguíneo de um paciente recuperado (ou convalescente) e aplicá-lo em alguém que está sofrendo com a Covid-19, os médicos encheriam o organismo doente com anticorpos para debelar a enfermidade.

Fonte: Saúde Abril/ Veja Saúde

 

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp