17°C
Clear sky

Prefeitura de Trindade também vai oferecer atendimentos a animais

A parceria com a UniGoyazes permite atendimentos ambulatoriais, exames e cirurgias já no início deste mês de maio para animais de rua ou que pertencem a famílias de baixa renda

*Alex Atanázio

Além de uma completa rede de assistência à saúde aos moradores da cidade, assim como já existe em outros municípios, a Prefeitura de Trindade também vai oferecer atendimentos clínicos e ambulatoriais a animais abandonados ou de moradores de baixa renda da cidade.

O trabalho será realizado em parceria com a Faculdade União de Goyazes (FUG). Para isso foi assinado um termo de cooperação com o Poder Executivo local. Estiveram presentes durante a assinatura do documento, o prefeito Marden Júnior, o reitor da instituição educacional, Carlos Botelho, o secretário de Saúde, Rogério Taveira e o presidente da Agência de Agricultura, Esmeraldo Silva

  Marden Júnior afirmo que a iniciativa resgata o seu plano de governo. “Lá atrás nós falamos com as pessoas que faríamos algo diferente para os animais da cidade e esse serviço vai beneficiar as famílias que precisam desse tipo de atendimento, mas que não podem arcar com os custos”, destaca. 

O prefeito citou ainda o grande alcance da medida. “Quem ganha é a população de Trindade e os animais que, muitas vezes, estão sofrendo aí nas ruas do município”, argumenta.  A partir da parceria entre a Prefeitura de Trindade e a UniGoyazes será possível realizar exames laboratoriais e de imagem, cirurgias de castração e outras.

O termo assinado atende a um requerimento feito pelo vereador Ucleide  de Castro Ferruja. A UniGoyazes fornecerá a estrutura do Hospital Veterinário e a prefeitura insumos para a realização dos procedimentos, bem como profissionais veterinários. 

De acordo com o secretário de Saúde, Rogério Taveira, sua Pasta vai estar “plenamente disponível a um projeto tão grandioso desse”. Ele cita que “a gente vê a aflição de quem é dono de animal que adoece e não tem condições desse tratamento”. De acordo com o planejamento feito pela Agência Municipal de Agricultura, estão previstos cerca de 160 atendimentos por mês. “Graças a essa parceria, a partir do mês de maio vamos ter a faculdade aberta e faremos a triagem para atender a população”, informa Esmeraldo Filho.

Fonte: Secom/Trindade

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp