21°C
Clear sky

Presidente Bolsonaro diz que pode levar Onyx Lorenzoni para o Planalto

Ele levantou na 6ª feira a possibilidade de recriar ministérios depois das eleições do Congresso, marcadas para a próxima segunda-feira

De acordo como publicou o Porta, Poder 360, o presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (30.jan.2020) que pode realocar o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), numa pasta no Palácio do Planalto. A decisão abriria uma vaga na Esplanada para uma nova indicação. Ele declarou, porém, que não está prevista a recriação dos ministérios da Pesca, da Cultura e do Esporte, como indicou na 6ª feira (29.jan).

Ainda segundo o site, Bolsonaro disse que Onyx pode assumir a Secretaria Geral da Presidência, posto hoje ocupado interinamente por Pedro Cesar Sousa. “Eu conheço ele há muito tempo, me ajudou muito. Acredito no trabalho dele. Eu chamo o Onyx de curinga, e ele está pronto para ir para qualquer ministério”, disse.

Bolsonaro levantou na 6ª feira a possibilidade de recriar ministérios depois das eleições do Congresso, marcadas para 1º de fevereiro. Neste sábado, negou que a mudança no cargo de Onyx seja uma reforma na Esplanada.

“Não existe nada [de reforma ministerial]. Só tem uma vaga aberta, você sabe qual é. É a Secretaria Geral, está lá o Pedro, que está como interino. Então o que pode acontecer é alguém de um ministério vir para a vaga do Pedro, abrir uma vaga para o lado de lá. Ou o Pedro ser efetivado. Nada mais além disso. Quem está jogando que vai ter reforma está dando palpite”, disse.

Bolsonaro disse que 3 secretarias se tornariam ministérios caso soubesse do “potencial” dos secretários no início do governo. “Não é criar ministério, como daria a entender, para negociar com quem quer que seja”, declarou. “Eu elogiei os 3 secretários, que fazem um brilhante trabalho”. Ele se refere a Jorge Seif (Pesca), Mário Frias (Cultura) e Marcelo Magalhães (Esporte).

Texto:  Douglas Rodrigues

Foto: Divulgação

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp