14°C
Clear sky

Programa fortalecerá a prevenção em órgãos públicos de todo o país

Uma nova iniciativa passa a contribuir no combate à corrupção nas organizações públicas. É o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, lançado nesta quinta-feira (20) pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O programa é voltado aos gestores das organizações públicas federais, estaduais e municipais. Usando uma plataforma on-line de autosserviço, o gestor poderá preencher uma avaliação sobre a instituição onde trabalha e descobrir os pontos mais vulneráveis a falhas e práticas de corrupção.

Após fazer esse diagnóstico, o gestor recebe um plano de ação com sugestões e propostas adequadas às necessidades identificadas. Há também treinamentos e orientação para auxiliar na implantação das boas práticas de controle e prevenção à corrupção. Assim, a ferramenta ajuda a identificar os problemas e oferece as sugestões de solução.

No evento on-line de lançamento do programa, o ministro da CGU, Wagner Rosário, afirmou que a prevenção é um item importante para fortalecer o combate à corrupção ao lado da detecção e da sanção. “Digo que a prevenção é aquela que age antes das coisas acontecerem, que consegue enxergar com os riscos e os acontecimentos prévios os problemas vindouros e, a partir daí, conseguimos tomar medidas preventivas que evitem que o problema aconteça. E esse é o grande ponto de um plano desses.”

Projeto-piloto

O ministro Wagner Rosário explicou que o programa teve um projeto-piloto que apresentou bons resultados. “É uma iniciativa bastante exitosa que já teve um piloto no Mato Grosso do Sul com a parceria de várias instituições e tem tudo para dar certo”, relatou.

São diretrizes do programa: fortalecer as estruturas de prevenção à corrupção das organizações públicas; induzir a melhoria do perfil dos gestores públicos; e manter sob controle a corrupção no país.

Saiba mais sobre o programa

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp