37°C
Clear sky

Programação de setembro da Oficina Cultural Alfredo Volpi amplia debate sobre racismo

Em setembro, a programação da Oficina Cultural Alfredo Volpi convida o público a ampliar ou conhecer as várias faces das questões raciais. São exposição, conversas, vivência, mostra de cinema e diversas outras atividades. Confira os principais destaques:

A exposição Zombaria apresenta uma série de colagens analógicas em que o artista Uberê Guelé cria figuras encantadas, explorando o lado mais lúdico de sua produção. Bem-humorados e ao mesmo tempo ácidos, esses retratos carregam também a inquietação do artista, na busca de raízes e na discussão racial brasileira.  Cenas cotidianas, lembranças de infância, personagens populares, sonhos dormidos e acordados se revelam nos recortes artesanais, que abusam da mistura dos seres, cores, texturas e proporções. A exposição, com abertura no dia 16 de setembro, fica em cartaz até o dia 22 de outubro, de terça a sexta, das 11h às 15h.

 A Mostra Taturana de Cinema 2021 – Democracia e antirracismo apresentará documentários que abordam a ideia de Democracia com base em uma discussão fundamental da democracia brasileira: o enfrentamento do racismo estrutural. A Mostra está sendo organizada pela Taturana Mobilização Social, Apan – Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro e Coalizão Negra por Direitos e acontece, de forma on-line, pela plataforma Todesplay, da APAN. Também contará com sessões e atividades – presenciais e on-line – em cinemas e espaços culturais do Centro e da periferia da cidade de São Paulo, a partir de uma parceria com a SPCine e com a Oficina Cultural Alfredo Volpi.

O Encontro Experiências do corpo e da fé: Religiosidade, estética e antirracismo propõe uma conversa entre o Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras, a Equipe do filme Cavalo  e o público. A partir dos filmes da Mostra que fazem parte deste eixo curatorial e a vídeodança “Encruzidança”, produzida pelo Núcleo de Estudos. A proposta é dialogar sobre a presença do corpo negro nas artes, em especial no audiovisual, buscando na ancestralidade caminhos para expressões estéticas e políticas de futuro. A atividade acontecerá pelo Zoom no dia 16 de setembro, quinta-feira, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas neste link até o dia 14 de setembro.

 Pelo YouTube, será transmitida a Vivência dos congados mineiros ao babalotim na zona leste com a Mestra Solange Camargo, fundadora do Grupo de Dança Afro Babalotim, referência em culturas tradicionais negras na Zona Leste de SP há mais de 30 anos. A atividade, que faz parte da programação da Oficina Entre’Linhas e En’Cantos – Bordando Ancestralidades de Queila Rodrigues, estará disponível no dia 23 de setembro, quinta-feira, das 10h às 12h.

Como conclusão da oficina Afronarrativas em Dança e Vídeo será realizado o lançamento da videodança Kanda, estrelada por 11 participantes da oficina e pelas bailarinas Renata Prado e Silvana de Jesus.  A videodança Kanda é resultado da imersão feita no espiral de afronarrativas que compõem as corporeidades negras na diáspora. Kanda, palavra Kikongo que traz em si o conceito de comunidade, a partir de um complexo pensamento acerca do que é comunidade para os Bakongo. A apresentação será exibida às 19h10 pelo YouTube das Oficinas Culturais e, em seguida, às 19h30, acontecerá o lançamento. O evento vai contar com a presença da artista da dança e do audiovisual Kelly Santos, que orientou a oficina e fez a direção da videodança; da arquiteta Francine Moura, que coordenou a oficina Afronarrativas em Cena e a direção de arte de Kanda e com a presença da cantora e compositora Heloisa de Lima, que ministrou a oficina Afronarrativas em Canto e elaborou a trilha sonora da videodança.

Às 20h, na mesma plataforma, será exibido o Making Of – Afronarrativas em Dança,  que apresentará momentos de como se deram as trocas de saberes durante a oficina, com depoimentos das pessoas que participaram, imagens do processo criativo e o legado ancestral de cada corpo que passou pela oficina. A Oficina Cultural Alfredo Volpi é um equipamento cultural do Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerenciado pela Poiesis.

SERVIÇO

 EXPOSIÇÃO: ZOMBARIA
Coordenação: Uberê Guelé.
Presencial: de 16 de setembro a 22 de outubro – Terça a Sexta – 11h às 15h

Para agendar sua visita entre em contato, com o mínimo de antecedência de 24h, através do whatsapp: (11) 2205-5180.
Virtual: 16 de setembro a 31 de outubro – O link de acesso será disponibilizado no site Mais Cultura em 16/09. Sem necessidade de inscrição.

MOSTRA TATURANA DE CINEMA 2021 – DEMOCRACIA E ANTIRRACISMO

De 14 a 19 de setembro

Plataforma: Todesplay

ENCONTRO EXPERIÊNCIAS DO CORPO E DA FÉ: RELIGIOSIDADE, ESTÉTICA E ANTIRACISMO
Coordenação: Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras e Equipe do filme “Cavalo”.
16 de setembro – quinta-feira – 19h às 21h
Plataforma: Zoom (o link será disponibilizado dias antes do evento)

VIVÊNCIA: DOS CONGADOS MINEIROS AO BABALOTIM NA ZONA LESTE
Coordenação: Queila Rodrigues.
23 de setembro – quinta-feira – 10h às 12h
Plataforma: Youtube Oficinas Culturais

Sem necessidade de inscrição.

VIDEODANÇA: KANDA
Direção: Kelly Santos
28 de setembro – terça-feira – 19h10
Plataforma: Youtube Oficinas Culturais

Sem necessidade de inscrição.

MAKING OF: AFRONARRATIVAS EM DANÇA

28 de setembro – terça-feira – 20h às 20h30

Plataforma: Youtube das Oficinas Culturais

Sem necessidade de inscrição.

—-
Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo

Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028

Horário de funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 11h às 15h. (Permanência máxima de 45 minutos). Para agendar sua visita entre em contato, com o mínimo de antecedência de 24h, através do whatsapp: (11) 2205-5180.

Acessibilidade: Elevador,banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.

Programação gratuita

Parte da programação é mantida de forma virtual. Saiba mais: www.oficinasculturais.org.br e https://poiesis.org.br/maiscultura/ 

O post Programação de setembro da Oficina Cultural Alfredo Volpi amplia debate sobre racismo apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp