29°C
Few clouds

Projeto de inclusão social para deficientes visuais é aprovado na CCJ

Foi aprovado pelo colegiado da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), o projeto de lei nº 5238/20, de autoria do presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB), que busca assegurar às pessoas com deficiência visual medidas interinstitucionais relativas à educação, cultura e capacitação técnica, a serem implementadas por políticas públicas, com o objetivo de promover sua plena inclusão social.
O caput da matéria explica que as medidas interinstitucionais são: suplementação pedagógica e atenção integral aos estudantes com deficiência visual e às suas famílias; atendimento multidisciplinar, especialmente, psicológico, social, psicopedagógico, terapia ocupacional e atividades artísticas; acessibilidade, por meio da disponibilização de equipamentos e materiais específicos; estímulo à iniciação e desenvolvimento paradesportivo, associado a programas de habilitação ou reabilitação.
Em relação à cultura, as medidas serão: produção de materiais didáticos, literários e informativos em braile e demais formatos acessíveis às pessoas com deficiência visual; mediação do acesso das pessoas com deficiência visual às tecnologias assistivas, ambientes digitais e à cultura, inclusive mediante audiodescrição; acesso a publicações filotécnicas e em formatos acessíveis, especialmente, no sistema braile.
Outro projeto do presidente Lissauer aprovado nesta tarde é o de nº 4415/21, que Institui a Política Estadual Goiás Gera Emprego e Renda. A proposta foi relatada favoravelmente pelo deputado Wilde Cambão (PSD)

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp