24°C
Clear sky

Prosa do Agro aborda ética no serviço público

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas jurisdicionadas – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Agência de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) -, realizam em conjunto a 1ª edição do Prosa do Agro, evento que visa abordar entre os servidores diferentes conceitos relacionados ao Programa Estadual de Compliance Público.

Esta primeira edição será realizada no dia 9/5 (segunda-feira), às 15 horas, no auditório do Centro de Tecnologia e Capacitação da Emater (Centrer). O chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), Henrique Ziller, é o convidado para palestrar sobre o Código de Ética do Estado de Goiás.

O presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, comenta que essa ação faz parte da série de iniciativas que a Emater tem realizado com o objetivo de internalizar conceitos importantes para a boa execução do serviço público. “Desde de 2019, por determinação do Governo de Goiás, temos nos adequado às políticas de compliance que padronizam as ações e reforçam a ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos durante os processos internos e externos. A Emater instituiu um Comitê Setorial e uma Secretaria Executiva para garantir a boa aplicação do Programa de Compliance na Agência, percebendo a adesão de todos os servidores”, comemora.

Tiago Mendonça, secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) reforça o comprometimento do Governo Estadual com a temática. “O Dr. Henrique Ziller é uma das maiores autoridades nacionais em ética e compliance público, e este encontro com ele é uma oportunidade como poucas para atualizar conceitos, reciclar conhecimentos e tirar dúvidas. A Seapa e nossas jurisdicionadas Agrodefesa, Ceasa e Emater têm feito um grande trabalho para alcançar os mais altos padrões de ética e compliance no Serviço Público. Somos referências em transparência. Então vai ser um grande momento de troca de experiências.”

Compliance

As ações de internacionalização do conceito de ética fazem parte do o Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP), instituído em 19 de fevereiro de 2019, por meio do Decreto nº 9.406/2019. O PCP é definido como o conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos. O PCP, cuja participação é obrigatória para os entes da administração direta e indireta, é composto por quatro eixos prioritários: Eixo I – Ética, Eixo II – Transparência, Eixo III – Responsabilização e Eixo IV – Gestão de Riscos.

O diretor-presidente da Ceasa, Jadir Lopes de Oliveira, destaca que as Centrais de Abastecimento de Goiás têm percebido uma evolução de gestão desde a implementação do Programa. “O Programa de Compliance do Governo acabou por estabelecer na Ceasa um padrão de excelência, qualidade e lisura. Desde nossa primeira participação, os servidores da Ceasa vêm se empenhando para acompanhar os preceitos do programa. Conseguimos ver alguns resultados positivos e isso nos motiva a fazer cada vez melhor.”

Já o presidente da Agrodefesa, José Essado, considera que “o objetivo do evento é mostrar a relevância da Ética no âmbito da administração pública, com base nos princípios da moralidade, probidade, imparcialidade, transparência e eficácia nas ações e procedimentos operacionais voltados ao atendimento das demandas da população.” Destaca ainda que a implementação do Programa de Compliance Público trouxe grandes avanços para a Agrodefesa, com resultados muito positivos para a pasta e a sociedade.

O encontro Prosa do Agro tem o intuito de reforçar os conceitos de ética entre os servidores e promover um diálogo e troca de conhecimentos entre as pastas que tratam da agricultura, pecuária e abastecimento no Estado de Goiás. Para os servidores que não forem lotados na cidade de Goiânia ou não puderem participar presencialmente, o encontro será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Emater. Além disso, ele será gravado e disponibilizado para acesso posterior.

O post Prosa do Agro aborda ética no serviço público apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp