26°C
Few clouds

Rede Ebserh firma parceria com CNPq para desenvolvimento técnico-científico e formação profissional

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, firmou importante parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O acordo vai contribuir para o desenvolvimento técnico-científico e a formação profissional em pesquisa clínica multidisciplinar, além da implementação de ações conjuntas de pesquisa, desenvolvimento e inovação em temas de interesse comum.  O objetivo é viabilizar projetos de pesquisa e iniciação científica nos Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh.

O Termo de Cooperação objetiva a realização do Programa de Iniciação Científica da Ebserh, com investimento de R$ 1,58 milhão em bolsas, para que alunos de graduação desenvolvam atividades de pesquisa científica e também por meio do programa de auxílio a execução de projetos científicos em Hospitais Universitários, vinculados à Rede Ebserh/MEC. O aporte será de R$ 4,86 milhões e consolidará uma parceria que visa o fortalecimento da pesquisa e inovação na Rede.

Serão fomentadas 320 bolsas a alunos dos cursos de graduação da área de saúde, colocando-os em contato com a pesquisa, visando proporcionar aprendizagem de técnicas e métodos científicos. Também integra a parceria o primeiro programa conjunto entre a Ebserh e o CNPq de auxílio a execução de projetos científicos, para apoiar e complementar projetos selecionados no Edital Universal do CNPq e que terão parte de sua execução nos HUF da rede Ebserh.

A parceria com o CNPq é parte de um conjunto de iniciativas da empresa, para destinar recursos orçamentários próprios à organização de apoio à pesquisa clínica, nos Hospitais Universitários Federais (HUFs). O objetivo é garantir maior estabilidade para a realização de pesquisas, processo que inclui um conjunto de ações de logística de preparação do edital, divulgação, recebimento de propostas, reuniões da comissão julgadora, entre outros passos até a publicação dos resultados selecionados.

“A Ebserh está dando um passo muito importante na sua função primordial, que é apoiar os HUFs, que fazem da Rede. Essa cooperação com o CNPq é um passo decisivo num segmento fundamental da nossa missão, que é a pesquisa”, explicou o presidente da Rede Ebserh/MEC, Oswaldo Ferreira.

 

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

 

Com informações do Ministério da Educação

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp