23°C
Clear sky

Relatório traz recomendações para aprimorar boa governança das empresas estatais

O Ministério da Economia participou, nesta terça-feira (2), do lançamento oficial do relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que traz recomendações sobre a governança das empresas estatais brasileiras.

O relatório aponta as diretrizes da organização para a boa governança das empresas e traz recomendações para que o Brasil se aproxime delas. Entre as sugestões apontadas pela OCDE está, por exemplo, o aprimoramento da transparência por meio da divulgação de relatórios anuais agregados com informações financeiras, de custos e das políticas públicas de abrangência das estatais.

Outro item é o fortalecimento dos conselhos e da diretoria executiva das empresas pelo empoderamento dos conselhos de administração, pela melhoria das regras e pelo aprimoramento dos procedimentos para nomeação de diretores e executivos.

“Nós recebemos a missão de reduzir o tamanho do estado brasileiro. Por isso, o relatório da OCDE vem em muito boa hora para que o país enfrente seus desafios de gestão e melhore a vida de 210 milhões de brasileiros”, ressaltou o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, ao participar da videoconferência de lançamento do documento.

O relatório da OCDE recomenda ainda o desenvolvimento do direito da política de propriedade, que consiste em definir claramente as funções das entidades públicas brasileiras com relação às empresas estatais e os objetivos de desempenho para o setor estatal em geral.

Durante a videoconferência, o secretário apresentou dados sobre as estatais brasileiras. Apenas em 2019, as empresas tiveram resultado líquido de R$ 110 bilhões, evolução de 55% frente a 2018, sendo esse o maior lucro registrado na última década.

– Agência Brasil – YWD 987697

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp