22°C
Clear sky

Saúde capacita profissionais que atuam no sistema socioeducativo

A Secretaria da Saúde de Goiás promove, nesta terça-feira (10), às 8h15, encontro virtual com representantes das Regionais de Saúde para debater o sistema socioeducativo do Estado. O objetivo do evento é formar e sensibilizar profissionais para implantar nos municípios goianos a Política Nacional de Atenção à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei, em Regime de Internação e Internação Provisória (Pnaisari), ampliando, assim, a inclusão dessa população no Sistema Único de Saúde (SUS). 

As medidas socioeducativas em meio aberto tem como missão contribuir para com o serviço de proteção social aos adolescentes e jovens em cumprimento de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade. Em 2021, segundo dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o Estado atendeu em torno de 4 mil adolescentes. 

A iniciativa da reunião é da Superintendência de Saúde Mental e Cuidado a Populações Específicas  da SES-GO, por meio da Gerência de Cuidado a População Específica/Subcoordenação de Atenção à Saúde no Socioeducativo. 

Pnaisari
A Política Nacional de Atenção à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei encontra-se implantada em municípios como Goiânia, Anápolis, Luziânia, Formosa, Porangatu e Itumbiara. A ideia é expandir a política a todos os municípios do Estado com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. O trabalho está amparado pela Nota Técnica Conjunta do Ministério da Cidadania e Ministério da Saúde nº 42, publicada em 2021, que visa ampliar a política para as medidas socioeducativas em meio aberto. 

As vantagens para implantação dessa política é a integração entre o Sistema Único de Assistência Social e o SUS. Um acompanhamento mais próximo desses adolescentes e jovens pode reduzir o índice de reincidência, evitando que comentam novos atos infracionais e recebam medida de internação (privação de liberdade).

Thiago Lagares/Comunicação Setorial

O post Saúde capacita profissionais que atuam no sistema socioeducativo apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp