19°C
Clear sky

Saúde da população de rua é tema de encontro regional

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza até sexta-feira (10) o 1º Encontro de Equipes de Consultório na Rua da Região Centro-Oeste. Com o tema “Intercâmbios Diálogos: Construindo uma Clínica Inventiva e Afetiva”, o evento visa a discutir diversas questões que impactam na atenção à saúde das pessoas que estão em situação de rua.

O seminário, realizado na forma virtual, conta com a colaboração das Secretarias de Estado da Saúde de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Na abertura solene do evento, a gerente de Cuidado a Populações Específicas da SES-GO, Daniela Fernandes, informou que a SES-GO, por meio da Subcoordenação de Atenção á Saúde da População em Situação de Rua, desenvolve ações para acolhida e atendimento a essa  população nos diversos serviços disponíveis pelo Sistema Único de Saúde. 

O subcoordenador da População em Situação de Rua, Rogério Borges da Silva, complementa que a equipe realiza ações visando à sensibilização e atualização dos profissionais de saúde, a estruturação e implementação das equipes de consultórios na rua e o assessoramento do trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam diretamente com esse público. 

Atendimento integral
O 1º Encontro de Equipes de Consultórios na Rua da Região Centro-Oeste tem como expositores e debatedores profissionais com vasta experiência na área. A Mesa de Abertura, que abordou o tema “Políticas públicas: garantia de direitos ou assistencialismo?” teve a participação da componente da organização não-governamental Coletivo Diversas Feministas, Maria Beatriz Almeidinha Maia, do professor do Núcleo de Estudos População de Rua e Saúde Mental na Atenção Básica da Fundação Oswaldo Cruz, de Brasília, Marcelo Pedra, e do conselheiro nacional de Saúde do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Vanilson Torres. 

Nas abordagens, os três participantes destacaram a necessidade de os consultórios de rua atuarem com a mesma estrutura existente nas unidades básicas de saúde, disponibilizando o atendimento integral às pessoas em situação de rua. 

Durante toda a semana, serão discutidos diversos temas, dentre os quais: Produzindo dados,  saúde e sujeitos; Pedagogia do cuidado: estratégias de abordagem e acolhimento do usuário e do trabalhador e Intersetorialidade: rede de pessoas e rede de serviços.

Entre os convidados estão Marcus Vinícius Peixinho, servidor de carreira do Ministério da Saúde, Antônio Nery, doutor em Sociologia e Ciências Sociais, idealizador do Consultório na Rua, e Adriana Pinheiro Carvalho, gestora do Serviço Especializado em Abordagem Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal. 

O post Saúde da população de rua é tema de encontro regional apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp