25°C
Clear sky
A Secretaria também levou a vacinação para um dos shoppings centers da cidade, durante dois finais de semana de julho. Fotos: Claudivino Antunes

Saúde de Aparecida oferece vacinação gratuita em 36 postos

Cartão de vacinação pode ser atualizado sem necessidade de agendamento

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) disponibiliza vacinação gratuita em 36 locais espalhados por toda a cidade. A oferta segue o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Não é necessário agendamento para ter acesso ao serviço, basta procurar qualquer um dos postos fixos com documentos pessoais em mãos e o cartão de vacinação. Ao todo, os imunizantes oferecidos protegem a população contra mais de 30 doenças, incluindo a covid-19 e a gripe.

Além da vacinação fixa em unidades de saúde, a SMS também realiza ações específicas para aproximar a imunização da população. Neste mês de julho, por exemplo, época de férias escolares, a Secretaria realizou duas edições do Parquinho da Vacinação. A iniciativa levou vacinas, brinquedos, lanches e personagens infantis para a Praça CEU das Artes, do Setor Cidade Vera Cruz, e para a Praça Joaquim Ricardo Teixeira, do Jardim Tiradentes. O passaporte de entrada era apenas o cartão de vacinação.

Durante a programação, as crianças aproveitaram as atrações infantis e, ao final, atualizaram o esquema vacinal. Ao todo, a SMS aplicou 2.743 doses de vacinas nas duas edições do Parquinho, sendo 819 de rotina, 850 contra a covid-19 e 1.054 contra a Influenza.

A Secretaria também levou a vacinação para um dos shoppings centers da cidade, durante dois finais de semana de julho. A ação foi responsável pela aplicação de 697 doses de vacinas. “Precisamos aumentar a cobertura vacinal na cidade, principalmente entre as crianças. Por isso, estamos sempre elaborando estratégias para estimular a imunização. No mês de julho, nosso foco foi promover a saúde aliada à diversão da família de Aparecida. As ações foram sucesso de público e o trabalho continua. Seguimos oferecendo vacinação gratuita em 36 locais”, afirma a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Vacinação contra a Covid

Todos os moradores de Aparecida têm acesso à vacinação contra a covid-19 nos 36 postos fixos da cidade. A primeira dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável. Crianças a partir de 3 anos já podem ser vacinadas.

A segunda dose é aplicada de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Além disso, qualquer pessoa acima de 12 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há pelo menos quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose).

Moradores acima de 18 anos que tenham recebido a dose única da Janssen também podem receber o primeiro reforço no intervalo de dois meses e o segundo reforço no intervalo de quatro meses.

A quarta dose está disponível para qualquer pessoa acima de 30 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 18 anos, desde que respeitado o intervalo de quatro meses entre a terceira e quarta dose. A regra vale para todas as vacinas, independentemente do laboratório, isto é, contempla Coronavac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

Locais de vacinação

A vacinação está disponível nos seguintes postos:

Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira
UBS Andrade Reis;
UBS Colina Azul;
UBS Bairro Cardoso;
UBS Delfiore;
UBS Alto Paraíso;
UBS Bandeirantes;
UBS Bairro Ilda;
UBS Independência;
UBS Buriti Sereno;
UBS Campos Elíseos;
UBS Cândido de Queiroz;
UBS Caraíbas;
UBS Chácara São Pedro;
UBS Cruzeiro do Sul;
UBS Jardim Bela Vista;
UBS Jardim Boa Esperança;
UBS Jardim dos Buritis;
UBS Jardim dos Ipês;
UBS Jardim Florença;
UBS Jardim Olímpico;
UBS Jardim Paraíso;
UBS Madre Germana;
UBS Papillon Park;
UBS Parque Trindade;
UBS Pontal Sul II;
UBS Residencial Anhambi;
UBS Residencial Garavelo Park;
UBS Retiro do Bosque;
UBS Jardim Riviera;
UBS Rosa dos Ventos;
UBS Santo André
UBS Santa Luzia;
UBS Veiga Jardim;.
UBS Expansul

Horário de funcionamento

A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. As UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp