24°C
Clear sky

Saúde orienta sobre 2ª dose de reforço a grupos prioritários

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que a aplicação da segunda dose de reforço (DR2) contra a Covid-19 deve ser iniciada pelos municípios que disponham da vacina específica na população em geral com idade de 50 acima e nos trabalhadores da saúde que já tenham tomado a primeira dose de reforço (DR1). 

De acordo com notas técnicas do Ministério da Saúde (MS), a vacina a ser utilizada na DR2 deverá ser das plataformas de mRNA (Comirnaty/Pfizer) ou vetor viral (Janssen ou AstraZeneca). A Central Estadual de Rede de Frio dispõe de 945.229 doses e aguarda envio, pelo MS, de outras 300.609 doses da Pfizer, nesta terça-feira (7/6).

O envio das doses é feito pela Rede de Frio conforme solicitação dos municípios, que já receberam as orientações técnicas publicadas oficialmente pelo MS. Ao mesmo tempo, a SES mantém frequente capacitação das equipes técnicas que atuam na imunização, acolhendo a população goiana com qualidade e segurança. 

O painel da Covid-19 da SES mostra que, até o momento, 427.694 pessoas acima dos 50 anos já tomaram a primeira dose de reforço (DR1) em Goiás. Para que possam receber a DR2, no entanto, é preciso que cada um aguarde o intervalo de quatro meses após a DR1, de acordo com as Notas Técnicas publicadas no dia 3 de junho pelo MS. Quem já tiver cumprido esse tempo pode procurar os postos de saúde, com o cartão de vacinação e documentos pessoais. 

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, ressalta a importância da vacinação e também de outras medidas de cuidados e prevenção coletiva, sobretudo, da população mais vulnerável (idosos e imunocomprometidos), como o distanciamento social, evitando aglomerações, e uso de máscaras, principalmente em locais fechados.

O post Saúde orienta sobre 2ª dose de reforço a grupos prioritários apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp