25°C
Clear sky

Saúde reforça cuidados com a dengue no período de férias

O período de férias chegou, contudo é preciso continuar se preocupando com a saúde e combatendo doenças que, neste ano, registraram aumento na incidência. Uma delas é a dengue, que em 2022 já teve mais de 120 mil casos confirmados no Estado, um aumento de 298% em comparação com o ano anterior. Além disso, houve registro em Goiás de casos da doença identificada como dengue Cosmopolita, inédita no Brasil.

Além da dengue, outras arboviroses como a chikungunya e a zika também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Para combater a proliferação dessas doenças, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem realizando diversas ações de combate ao vetor, em apoio aos municípios goianos que receberam bombas costais, veículos equipados, larvicidas, capacitações e orientações, além de campanhas educativas.

O cenário epidemiológico em Goiás também é preocupante para a chikungunya, que registrou aumento de 297% de casos este ano, em relação ao ano passado. Foram 3.041 casos de chikungunya neste ano, com um óbito registrado em Aparecida de Goiânia. Essa é também uma doença grave, que costuma deixar sequelas diversas nas pessoas acometidas, muitas delas, incapacitantes.

Por isso, a SES alerta que é preciso associar o momento de descanso nas férias aos cuidados como manter a limpeza periódica dos quintais, eliminando qualquer tipo de objeto, vasilha ou utensílio que acumule água parada, principalmente, enquanto os imóveis estiverem fechados, durante as viagens.

Antes de sair de casa é fundamental deixar vedados, ralos, caixa d’água e vasos sanitários, sendo que os últimos devem receber algum tipo de desinfetante. Os reservatórios de água da geladeira e do ar condicionado também precisam ser esvaziados, assim como os pratinhos de plantas. Quem tem piscina, deve realizar a limpeza correta com adição de cloro, além de cobri-la com lona nos momentos que não está em uso. Também é necessário fazer uma varredura em toda a casa para eliminar qualquer local de criadouro, evitando assim a proliferação do Aedes aegypti.

Proteção na viagem
Se a viagem for para locais com muita vegetação, como acampamento ou trilhas, é fundamental o uso de repelente, que deve ser reaplicado periodicamente. Além disso, é importante levar documentos de identificação pessoal, como RG (Registro Geral) ou CPF (Certificado de Pessoa Física) e, ainda, a carteira de vacinação, caso seja necessário procurar atendimento médico.

Foto: Britto

O post Saúde reforça cuidados com a dengue no período de férias apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp