29°C
Light Rain

Secretaria da Educação e Instituto Ayrton Senna iniciam autoavaliação do 2° bimestre 

Estudantes da rede pública estadual de ensino começam a preencher a autoavaliação socioemocional do 2° bimestre nesta quarta-feira (9). Resultado da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) e o Instituto Ayrton Senna, o instrumento baseado em rubricas é voltado para alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e do ensino médio. A pesquisa online fica disponível até 30 de junho, na Secretaria Escolar Digital (SED). 

A autoavaliação envolve 17 competências socioemocionais agrupadas em cinco macrocompetências: amabilidade, engajamento com os outros, abertura ao novo, autogestão e resiliência emocional. Dessas, são respondidas apenas os itens priorizados em cada ano e série pela rede, conforme o componente Projeto de Vida, oferecido no âmbito do Inova Educação. Nas respostas, os estudantes se autoavaliam – por meio de escalas (níveis ou “degraus”) e justificativas- como se sentem e percebem em relação a temas variados, que estão relacionados às características individuais e se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir, seja consigo, com terceiros e em situações para estabelecer e atingir objetivos.  

Para Rossieli Soares, secretário de Estado da Educação, o instrumento permite reflexões sobre o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. “O estudo acompanha o percurso formativo e fornece subsídios necessários para que a rede possa conhecer e intervir na mediação e no processo escolar como um todo. É importante pontuar que não objetivamos premiar ou atribuir nota, mas, sim, compreender determinados aspectos socioemocionais que possam interferir na aprendizagem para, assim, tomarmos decisões embasadas”, conta.  

O incentivo à compreensão da singularidade de cada estudante é comentado por Natália Storace, gerente de Projetos do Instituto Ayrton Senna. “Os materiais do componente Projeto de Vida propõem atividades voltadas para o desenvolvimento dos estudantes, do protagonismo e das competências socioemocionais, permitindo um trabalho individualizado a partir da reflexão sobre quem são, sobre suas histórias, interesses e sonhos em relação aos estudos, à família, à comunidade e ao trabalho. Dessa maneira, tal autoavaliação é fundamental para que os estudantes possam viver, estudar e conviver em um mundo cada vez mais complexo, incerto e em constantes e rápidas mudanças, que são as marcas mais significativas e desafiadoras do século 21”, comenta.

Desenvolvimento integral dos estudantes 

O Projeto de Vida (PV) é um dos três componentes curriculares do Inova Educação, que ainda conta com Eletivas e Tecnologia e Inovação. Durante as aulas, os estudantes têm contato com abordagens atuais, relacionadas, por exemplo, à gestão de tempo, organização pessoal, compromisso com a comunidade e perspectivas para o futuro. O currículo do estado de São Paulo prevê o desenvolvimento pleno das habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes, através da promoção de um ambiente inovador de criação, de compartilhamento de ideias e soluções tecnológicas que melhoram a rotina escolar, além de permitir uma maior conexão entre professores, estudantes e outros integrantes da comunidade escolar. 

Saiba mais no site do Inova Educação: https://inova.educacao.sp.gov.br 

Passo a passo para o preenchimento 

Para responder à autoavaliação socioemocional, o estudante deve acessar a Secretaria Escolar Digital: https://sed.educacao.sp.gov.br/ 

No menu inicial, clicar em Aluno / Autoavaliação socioemocionais / Preencher Autoavaliação / Ler as instruções e avançar para iniciar. É possível selecionar a alternativa que o estudante mais se identifica, seguindo as orientações de preenchimento de cada questão. Ao concluir, basta clicar em finalizar. Ao confirmar, o questionário será enviado com sucesso.  

Acessos e resultados 

A partir de 6 de julho, os relatórios referentes às visualizações por estudante e turma serão disponibilizados ao professor. Os dados consolidados por escola poderão ser acessados pelos gestores.  

A autoavaliação socioemocional complementa a avaliação diagnóstica apresentada recentemente pela Seduc-SP e o Instituto Ayrton, que envolveu 110 mil estudantes e apresentou uma análise ampla para a tomada de decisões baseadas em evidências. 

O post Secretaria da Educação e Instituto Ayrton Senna iniciam autoavaliação do 2° bimestre  apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp