25°C
Clear sky

Seduc lança Galeria de Arte Itinerante no Fica 2022

Desenvolvida por José Alecrim, artista indígena e arte educador do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), a exposição ‘Perfis Originários: Retratos a lápis de um Brasil Ancestral’ está aberta desde a noite desta quarta-feira (1º), e se estenderá até 18 horas do sábado (4), na Tenda Multiétnica, na Praça do Chafariz, na cidade de Goiás. 
    
A Tenda Multiétnica é um evento importante que ocorre simultaneamente ao Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), agora em 2022. A exposição de José Alecrim abre um novo projeto da Seduc denominado Galeria de Arte Itinerante, implementado por meio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação e do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, em parceria com a Universidade  Estadual de Goiás (UEG). 

O objetivo da Galeria de Arte Itinerante é tornar mais acessível aos estudantes da rede pública estadual de ensino a experiência da visitação a obras artísticas em seu município e comunidade. O agendamento da escola deve ser feito via solicitação encaminhada através do E-mail  [email protected] .

Exposição
A produção das obras é resultado de processo de pesquisa feito pelo artista José Alecrim, como professor do Ciranda da Arte, para o livro “Cultura Indígena na Escola”, em coautoria com Mirna Anaquiri, bem como para a elaboração de materiais arte educativos sobre os povos originários de Goiás. 

José Alecrim é designer graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), indígena de família originária do Maranhão, da região de Barra do Corda. Atua nas áreas de design editorial com a produção de livros, branding, sinalização urbana e preservação de patrimônio histórico, tendo participado de projetos de sinalização urbana da cidade histórica de Goiás-GO junto à Unesco, IPHAN e prefeitura. 

Compôs a equipe de design da identidade e sinalização do Centro Cultural Palácio Universitário, junto à UFRJ, no Rio de Janeiro, e a revitalização do Cinema Icaraí, junto à UFF, em Niterói- RJ. Atualmente ele é professor de Artes Visuais e pesquisador no Ciranda da Arte, da Seduc, atuando na formação de estudantes, produção de materiais didático-pedagógicos interculturais e na formação de professores. Como artista visual desenvolve trabalhos sob a técnica de Hiper-Realismo a lápis, carvão e pintura digital, e, como tatuador, com a temática étnica brasileira. 

Serviço  
Exposição Perfis Originários: Retratos a lápis de um Brasil Ancestral
Data: de 1º a 4 de junho 2022
Local: Tenda Multiétnica, Praça do Chafariz, na cidade de Goiás-GO
Contatos para informação: [email protected]

O post Seduc lança Galeria de Arte Itinerante no Fica 2022 apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp