27°C
Scattered clouds

Selo comemorativo marca início da Semana das Comunicações

A Semana Nacional das Comunicações, promovida pelo Ministério das Comunicações (MCom), teve início nesta segunda-feira (3) com o lançamento de selo personalizado. Até sexta-feira (7), serão promovidos diversos eventos e uma semana inteira de entregas para impulsionar as comunicações no Brasil. A abertura oficial está marcada para quarta-feira (5), no Palácio do Planalto.

O ministro das Comunicações, Fábio Farias, informou que, na ocasião, será instalado o primeiro 5G standalone, que é o 5G puro. “No Palácio do Planalto, será instalado o 5G puro. O standalone, vai ser o primeiro piloto do 5G, que vai ser instalado na próxima quarta-feira, que vai funcionar tanto no Palácio como no Congresso Nacional.”

“Ele vai interligar assim como o 4G interligou as pessoas, se conectou através do facetime, através do Uber, através de todos esses aplicativos. O 5G vai fazer isso com as empresas, com as indústrias, com os correios, com todos que irão desfrutar dessa tecnologia”, explicou o ministro.

O leilão de 5G deverá ocorrer ainda neste ano e a previsão é que a tecnologia esteja disponível para a população no ano que vem. “Nós iremos levar com o leilão de 5G internet banda larga com fibra óptica para o Brasil inteiro. Mas, enquanto esse investimento não vem, nós estamos levando via Wi-Fi Brasil. É onde 10 mil escolas, que não tinham acesso algum a internet, hoje as crianças estão estudando”, ressaltou o ministro.

Selo da Semana das Comunicações

E em comemoração à Semana das Comunicações, nesta segunda-feira (3), foi lançado, nos Correios, um selo personalizado e carimbo comemorativo. O selo marca a abertura da semana e tem como objetivo homenagear o marechal Rondon, que é o Patrono das Comunicações do Brasil.

Ao discursar no evento, o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, destacou o trabalho do Ministério das Comunicações, que tem como principal missão a garantia da universalização e da qualidade das comunicações brasileiras.

“Desde as mais complexas e abrangentes, como a radiodifusão e o serviço de telecomunicação, até as mais básicas de pessoais, como as cartas e os telegramas. Com o advento de uma nova revolução nas comunicações digitais, renova-se a importância do Ministério das Comunicações”, afirmou Floriano Peixoto.

Peixoto também ressaltou a importância da Semana das Comunicações. “Comemorar a Semana Nacional das Comunicações é prestar uma homenagem ao histórico de realizações de um ministério que, com o seu trabalho, contribui imensamente para a integração e o desenvolvimento do Brasil. Os Correios, por sua vez, estão inseridos neste contexto de digitalização das comunicações. Adaptada às novas tecnologias e necessidades de seus clientes, a empresa tem contribuído cada vez mais para o desenvolvimento da economia brasileira”, finalizou o presidente dos Correios.

Outros eventos

Na terça-feira (4), o Governo Federal deve fazer anúncios de ações de Radiodifusão. A medida também faz parte da agenda da Semana Nacional das Comunicações. E na quinta-feira (6), está previsto o lançamento do Grupo de Trabalho que ficará responsável pela revisão do marco legal do setor de audiovisual da TV fechada.

Acompanhe a Semana Nacional das Comunicações

 

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp