23°C
Overcast clouds

Seminário que incentiva negócios criativos termina hoje no Rio

O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), evento online, que discute a economia dos setores cultural e criativo, terminará hoje (19). A programação, que começa às 10h e se estende até as 21h, terá discussões sobre temas como programas de incentivo e apoio ao empreendedorismo, inovação dos museus, eventos online e tendências profissionais do mercado.

Também está prevista mais uma rodada de negócios com 115 empreendedores de nove segmentos selecionados e 80 compradores convidados. Essa é a segunda edição do evento, que, em 2018, no primeiro ano, gerou R$ 30 milhões em negócios, segundo o escritório brasileiro Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), que organiza a promoção junto com a Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Segundo o secretário especial da Cultura, Mario Frias, a iniciativa ganha uma importância especial neste momento, já que o setor cultural foi fortemente atingido pela pandemia e agora está sendo gradualmente retomado.

Renda e emprego

“A cultura gera renda e emprego e contribui para o desenvolvimento do nosso país. No que tange à geração do emprego e ao impacto no Produto Interno Bruto, as atividades culturais superam hoje, no Brasil, as indústrias têxtil e de eletroeletrônicos. A cultura é o motor da economia. Por isso, é necessário ampliar as fontes de financiamento público e privado, as produções e a circulação de bens e serviços culturais brasileiros”, disse o secretário em vídeo na abertura da promoção, no último dia 17.

Segundo ele, o MICBR é uma plataforma importante para conectar e impulsionar, no Brasil e no exterior, negócios criativos brasileiros como cinema, jogos eletrônicos, música, literatura e teatro, entre outros. A programação de hoje e dos dias anteriores pode ser conferida no canal do escritório brasileiro da OEI.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp