25°C
Clear sky

Sexto Assistência Social Itinerante de 2022 favorece mais de 2 mil famílias

Realizado no Nova Cidade, mutirão de serviços da Secretaria de Assistência Social ofereceu atendimentos gratuitos a aparecidenses de mais de 20 bairros do município

Mais de 2 mil famílias da região do bairro Nova Cidade foram beneficiadas neste sábado (21) com vários serviços sociais e de saúde realizados gratuitamente no Assistência Social Itinerante, realizado pela Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria de Assistência Social.

Ocorrido no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Nova Cidade, o mutirão prestou serviços como cadastro e atualização no CadÚnico – para acesso a benefícios do Governo Federal -; exames de oftalmologia; confecção da Carteira do Idoso; vacinação contra covid, influenza e outras doenças; e ajuda na elaboração do currículo.

A prestação de serviços favoreceu moradores de mais de 20 bairros no entorno do Nova Cidade. São setores como o Independência Mansões, por exemplo, onde mora o profissional autônomo Ezequiel Antônio de Sousa. Ele recorreu ao Assistência Social Itinerante para atualizar o cadastro no CadÚnico, onde está inscrito, junto com sua família, desde 2019.

“Vim para regularizar minha situação no CadÚnico; creio que está na hora de atualizar”, resumiu Ezequiel. Ele foi um dos primeiros a chegar aos Cras hoje para receber atendimento.

Aparecidenses também de outras regiões da cidade aproveitaram a manhã deste sábado para ficar em dia com os programas sociais e com a saúde. Foi o que fez a aposentada Francisca Fernandes dos Santos Oliveira, da Vila Maria, região da Vila Brasília. “Eu agradeço muito por isso, porque estava precisando”, disse ela antes de fazer o exame oftalmológico.

Secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha ressaltou os benefícios gerados à população com a oferta de mutirões de serviços descentralizados, em diferentes bairros, no modelo do Assistência Social Itinerante. É a sexta vez que o programa ocorre neste ano.

“Às vezes, as pessoas não conheciam os equipamentos da Assistência Social e os direitos que elas tinham. Então, o Assistência Social Itinerante surgiu com a finalidade de levar os serviços de assistência social principalmente às pessoas que não tinham acesso a esses recursos e para que os direitos delas jamais fossem rompidos”, contextualizou Mayara.

Os beneficiários do Assistência Social Itinerante no Nova Cidade tiveram acesso ainda a serviços como testes rápidos de glicemia e pressão arterial, por exemplo. Enquanto os pais e responsáveis eram atendidos, as crianças se divertiam no circuito recreativo montado no local, onde recebiam pipoca e algodão doce.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp