28°C
Few clouds

Simpósio debaterá perícia e consultoria de alimentos

Evento será realizado entre 14 e 15 de maio, de forma remota e é gratuito

Sabemos que a saúde pública depende de uma série de fatores para que possamos alcançá-la. Uma das ferramentas é a verificação da qualidade dos alimentos. Dentro desta, podemos pontuar a existência de um campo de atuação que é fundamental: a perícia de alimentos.

O perito é aquele que vai a campo verificar a procedência de uma possível irregularidade e dar embasamento jurídico, no caso de uma ação na justiça. Caso essa situação seja identificada, podem ser imputados os crimes relacionados aos alimentos, que são eles: contra as relações de consumo e contra a saúde pública.

Para ajudar a compreender este dilema, São Paulo sediará o I Simpósio de Perícia e Consultoria de Alimentos – SPCA, entre os dias 14 e 15 de maio. O evento é voltado para profissionais dos mais diversos campos, seja da área técnica, graduação ou pós-graduação, e deve trabalhar entre seus assuntos a segurança de alimentos, direito do consumidor, direito civil e direito penal.

Entre os participantes e palestrantes está o advogado Leandro Borba Ferreira Nascente, o único representante de Goiás no evento. Borba pontuou a necessidade da capacitação para o trabalho diário: “é de suma importância a participação da sociedade no evento para que tenham a exata compreensão da importância do trabalho realizado pelos Órgãos de Saúde em Geral, sobretudo da vigilância sanitária, a qual vem enfrentando dificuldades de realizar seu trabalho em tempos de pandemia, já que a população não vem cooperando com as medidas impostas pelos Órgãos de saúde, como ocorre no uso de máscaras e aglomerações”, concluiu.

Outros participantes de renome também estão confirmados para o evento remoto, entre eles estão Andrea Barbosa Boanova, que é autoridade sanitária na vigilância sanitária em São Paulo; André Luiz Medeiros, que é médico veterinário no Rio de Janeiro; Márcia Elaine Carvalho, nutricionista e especialista em gestão de qualidade; E Ronie Melo, perito judicial com mais de 30 anos de atuação na Vigilância Sanitária de Alimentos.

O acesso ao evento é gratuito, mas o interessado deve fazer a inscrição pelo site: [https://eventos.congresse.me/spca/edicoes/478-spa—1-edicao]. Aos que acompanharem os dois dias de evento, receberão ao final um certificado de participação que pode ser usado como “horas complementares” para acadêmicos de graduação e pós-graduação.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp