21°C
Scattered clouds

Sociedade de pediatria promove “mamaço virtual”

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promove hoje (25) um “mamaço virtual”. A mobilização tem como objetivo chamar a atenção para a importância do aleitamento materno e ocorrerá em uma plataforma digital.
 
A atividade virtual está marcada para as 17 horas. Para participar, as mães devem fazer sua inscrição por meio de um formulário.
 
A iniciativa contará com um debate sobre o aleitamento materno com integrantes da SBP e jornalistas, como a editora-chefe da revista Crescer, Ana Paula Pontes, e a repórter e colunista da Globo News Andréia Sadi. O evento será transmitido pelo canal no Facebook da Revista Crescer.
 
No debate, os profissionais discutirão a situação do aleitamento materno, apresentarão recomendações e trocarão experiências relacionadas a essa prática e sobre os obstáculos para efetivá-la como direito pleno.
 
O mamaço é uma mobilização que ocorre há dez anos. Ela foi criada para colocar em debate o direito das mulheres de amamentar em qualquer lugar e questionar resistências a essa prática, necessária para a adequada nutrição dos bebês.
 
Este é o segundo ano consecutivo em que o mamaço ocorrerá de forma digital em virtude da pandemia de covid-19. 

Importância

Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno pode reduzir em até 13% as taxas de mortalidade infantil nos primeiros 5 anos da criança. Entre 1986 e 2020, o percentual de crianças que receberam aleitamento materno exclusivo durante o primeiro ano de vida passou de 30% para 53,1%.

De acordo com dados da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), 40% das crianças têm aleitamento materno no mundo. Na América Latina, menos da metade das crianças mamam na primeira hora de vida.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp