24°C
Overcast clouds

SP anuncia ampliação do Hospital Regional e nova barragem na região de Piracicaba

O Vice-Governador Rodrigo Garcia anunciou nesta terça-feira (19) a ampliação de serviços e leitos no Hospital Regional de Piracicaba. O Governo de SP vai dobrar o orçamento anual da unidade, chegando a R$ 100 milhões para ativação da capacidade plena dos serviços. Também haverá investimento do Estado para a construção de uma barragem no Rio Corumbataí, com capacidade para acumular mais de 1,7 bilhão de litros de água.

“Todo hospital, quando inicia o funcionamento, naturalmente tem um crescimento gradual de atendimento e queremos que no ano que vem o Hospital Regional esteja funcionando com 100% da capacidade. A segunda boa notícia é na área de recursos hídricos. Lançamos um programa inovador no Estado, o Água é Vida, e vamos custear a barragem do Rio Corumbataí”, disse Rodrigo Garcia.

O novo aporte orçamentário do Hospital Regional permitirá a ativação da capacidade plena do serviço, que é referência para a população da região. O número de leitos será mais que duplicado, saltando dos atuais 60 para 130, incluindo 20 de UTI – destes, 18 já estão em funcionamento, pois foram expandidos e mantidos para combate à pandemia de COVID-19. O hospital também terá o dobro de salas cirúrgicas, que passará de quatro para oito.

Por meio dessa expansão, será possível realizar mil procedimentos cirúrgicos mensalmente, entre eletivos, ambulatoriais e de Hospital-Dia, mais que o triplo do atualmente contratado, de 300 por mês. O número de atendimentos no ambulatório médico também crescerá cerca de três vezes, chegando a 4,8 mil consultas mensais, contra 1,7 mil até então. Novas especialidades passam a integrar o rol da unidade, incluindo Urologia, Buco-Maxilo e Cirurgia Plástica, entre outras.

O número de exames ofertados à rede de saúde regional também crescerá 50%, passando de 1,2 mil para 1,8 mil, incluindo diagnósticos por imagem como endoscopia, tomografia e ressonância magnética. Os serviços serão expandidos gradativamente, com aumento da produção a partir deste ano, e o hospital terá a sua produção plena em setembro de 2022.

Reservatório de água

O reservatório anunciado para a região de Piracicaba vai abastecer nove municípios e beneficiará mais de 1,5 milhão de pessoas. A nova barragem faz parte do programa “Água é Vida”, lançado pelo Estado em outubro para reforçar a segurança hídrica nas cidades que não são atendidas pela Sabesp, cuja competência pelo serviço de abastecimento é municipal.

O reservatório vai abastecer os municípios de Piracicaba, Analândia, Charqueada, Cordeirópolis, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Rio Claro e Santa Gertrudes.

Além disso, em todo o estado serão perfurados 141 poços tubulares profundos que vão beneficiar 125 municípios no fornecimento de água. Os locais foram mapeados pelos técnicos do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), que fará os projetos, licitação, obra e construirá reservatórios metálicos com capacidade para até 200 mil litros de água junto a cada poço. A entrega está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2022. Serão investidos R$ 141 milhões pelo Estado.

Conselho de Desenvolvimento

Rodrigo Garcia também participou da primeira reunião presencial do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba, que definiu a base do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) e o perfil da região para desenvolvimento em áreas prioritárias, como saúde, meio ambiente e mobilidade urbana.

A criação do conselho integra o Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado e visa contribuir com o planejamento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos habitantes. Vale lembrar que a criação da Região Metropolitana de Piracicaba foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governador João Doria em 24 de agosto deste ano.

O Vice-Governador participou ainda do Agenda Piracicaba, evento que contou com ciclo de palestras e debates. O evento conta com apoio do Desenvolve SP.

O post SP anuncia ampliação do Hospital Regional e nova barragem na região de Piracicaba apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp