21°C
Clear sky

SP autoriza obras da Fatec e a criação da incubadora de empresas do Vale do Ribeira

O Governador João Doria autorizou nesta quinta-feira (29) o início das obras da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Registro e anunciou a criação da primeira incubadora de empresas do Vale do Ribeira. As ações, que vão fomentar mais oportunidades nas áreas de tecnologia e inovação, fazem parte do programa Vale do Futuro, criado pela atual gestão para levar desenvolvimento econômico e social à região.

“O Vale do Futuro, ao longo de dois anos e meio da nossa gestão, recebeu mais de R$ 2 bilhões de investimentos, muitos deles já comprometidos. É a transformação de uma região para que as futuras gerações tenham mais expectativa de trabalho e de empreendedorismo”, disse Doria, que participou do evento por meio de teleconferência.

O Governo de São Paulo vai investir cerca de R$ 1,4 milhão nas obras da Fatec de Registro. A unidade funcionará em um bloco da Escola Estadual Dr. Fábio Barreto, localizada no bairro Vila Tupi. Inicialmente, a unidade do Centro Paula Souza vai oferecer o curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A unidade contará com três salas de aula, dois laboratórios de informática, sala de internet, sala multiuso, biblioteca, salas administrativas, sanitários com acessibilidade e recepção. O prazo para conclusão das obras é de 240 dias.

O Vice-Governador Rodrigo Garcia, a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, e a Diretora-Superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, participaram do evento presencialmente.

Aquário de Ideias

Também por meio de videoconferência, o Governador João Doria autorizou o credenciamento da incubadora “Aquário de Ideias” junto à Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica. O ambiente de inovação foi criado na Unesp de Registro em 2017 e, por iniciativa da atual gestão, passará a ser reconhecido oficialmente como uma incubadora de empresas, a primeira a ser mantida pela Unesp em todo estado e primeira da região do Vale do Ribeira.

Criado inicialmente com o objetivo de ser um living lab, o “Aquário de Ideias” se tornou um ambiente de coworking dentro do Campus Universitário. A partir do credenciamento, a unidade passará a ser classificada como incubadora e poderá receber mais incentivos por parte do Governo de São Paulo e ampliar parcerias.

O “Aquário de Ideias” abrange 25 cidades e atualmente possui cinco startups pré-incubadas e nove projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com empresas das áreas de agronegócio, meio ambiente, biotecnologia e bioeconomia. A capacidade da incubadora é para aproximadamente 20 empresas nas modalidades física e virtual. Além disso, a unidade está em processo de internacionalização por meio de parcerias na Itália, Alemanha, Chile, Portugal e Noruega.

O post SP autoriza obras da Fatec e a criação da incubadora de empresas do Vale do Ribeira apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp